12016jul

Perda auditiva nos idosos: fique atento aos sinais

Audição - Otorrinos Curitiba

A idade vai chegar para todos e aos poucos podemos perder nossa perfeita audição. Fatores genéticos podem influenciar nessa perda de sensibilidade, mas há algumas causas externas que  aceleram essa perda de audição ao longo dos anos, principalmente na terceira idade. O otorrinolaringologista José Luiz Pires Junior, da Otorrinos Curitiba, falou sobre as principais razões que podem causar a diminuição de audição nos idosos.

São vários os motivos para a perda auditiva, tais como o uso de medicamentos tóxicos para o ouvido, que incluem desde analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, diuréticos, até remédios para o câncer, entre outros. Existe a presbiacusia, que significa “audição do idoso”, relacionada a fatores genéticos. A redução na audição também pode ser causada por infecções, doenças crônicas, traumas ou exposição a ruídos, explicou o especialista.

Perda de audição - Otorrinso Curitiba

Expor-se a ruídos por várias horas ao dia por tempo prolongado ou a um ruído muito intenso próximo ao ouvido pode acelerar muito a diminuição da percepção auditiva. De acordo com o doutor José Luiz, sons maiores do que 85 decibéis não devem ser ouvidos sem proteção por mais de 8 horas ao dia.

Para isso existem os equipamentos de proteção para os trabalhadores em locais com muito barulho. Sons de mais de 120 decibéis podem provocar lesões permanentes nas células da audição, mesmo após uma única exposição. Assistir a um show de rock próximo às caixas de som, por exemplo, atinge facilmente essa pressão sonora, alertou.

Show de rock audição - Otorrinos Curitiba

Os principais sintomas da perda auditiva passam, muitas vezes, despercebidos. Mas é importante ficar atento à dificuldade de entender e ouvir o que as pessoas estão falando.

É clássica a pergunta: ‘o que você disse?’ Outras características: dificuldade de ouvir sons agudos, como campainhas, o tic-tac do relógio ou o canto dos pássaros. O uso da TV e do rádio num volume muito alto também podem sinalizar alguma dificuldade, além de algum esforço para acompanhar uma conversa em grupo ou em locais ruidosos, acrescentou o especialista.

Caso note alguma dificuldade nos familiares da “melhor idade”, o ideal é procurar um otorrinolaringologista.

Este profissional pode avaliar as possíveis causas dos seus sintomas e solicitar exames complementares adequados ao caso específico, para quantificar e qualificar uma eventual perda da percepção auditiva, alertou o médico, que finalizou:

O mais importante é que o tratamento tem que ser individualizado, quase sempre com abordagem multiprofissional, participando das decisões um fonoaudiólogo e, por vezes, um psicólogo.


Sobre José Luiz Pires Junior

José Luiz Pires Junior é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Otorrinolaringologia e Cirurgia Crânio-Facial no Hospital Angelina Caron. É responsável pelo Ambulatório de Otoneurologia da Especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha desde 2008.


Sobre a Otorrinos Curitiba

A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.


A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.


A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, SulAmérica e Voam.


Serviço:

Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia