Vírus, alergias e bactérias podem causar a rinossinusite
Se você já teve dores localizadas principalmente na região da nuca, tosse de origem desconhecida, congestão facial e inflamação dos seios nasais, é quase certo que você já fez parte dos pacientes diagnosticados com rinossinusite, popularmente conhecida apenas como sinusite. O otorrinolaringologista Daniel Rispoli, da Otorrinos Curitiba, explicou melhor sobre o problema e suas principais causas.
O termo correto que devemos utilizar é rinossinusite, que é o processo de inflamação que afeta a mucosa nasal e os seios paranasais, e pode ser de causa viral, bacteriana ou outras. E o diagnóstico é clínico, complementado por meio de tomografia computadorizada, esclareceu o especialista.
A rinossinusite pode ser causada por vírus, alergias, bactérias e fungos. É comum se resfriar ou ter uma gripe, desenvolvendo, assim, uma infecção nos seios da face. Segundo o doutor Daniel, não há uma época específica do ano para ela se desenvolver. No entanto, ficar em ambientes fechados e que não tenham boa circulação do ar podem favorecer o aparecimento da doença.
A rinossinusite pode aparecer em qualquer época do ano. Na primavera podemos ter a rinossinusite alérgica. No verão, quem permanece muito em ambientes com ar condicionado, por exemplo, está mais sujeito a contrair doenças que afetam as vias aéreas superiores, ainda mais se o aparelho não é higienizado corretamente. Portanto, é importante manter o ambiente bem ventilado ou o ar condicionado limpo com frequência, alertou o médico.
Caso o paciente apresente dores na nuca, pressão facial, redução ou perda de olfato, tosse ou dores de ouvido, o ideal é procurar um otorrinolaringologista.
Se o paciente não procurar o tratamento, o processo pode se tornar crônico e ocorrer complicações posteriores, como abscesso, infecção óssea e em casos mais graves, meningite, finalizou o especialista.
Sobre Daniel Rispoli
Daniel Rispoli é médico otorrinolaringologista reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB), mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado pela Universidade de Tübingen (Alemanha) e chefe de Clínica e Residência Médica em Otorrinolaringologia do Hospital Angelina Caron.
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia