132019mar
Na Semana do Sono, especialista dá dicas para uma boa noite de sono

Na Semana do Sono, especialista dá dicas para uma boa noite de sono

semana-do-sono-dormir-bem

Semana do Sono 2019: dormir bem é envelhecer com saúde.

Você dorme bem? Quando acorda, sente que descansou ou já levanta exausto e indisposto para as tarefas do dia a dia? Se o seu sono está mais pra lá do que pra cá, é hora de procurar ajuda. Isso porque é durante o sono que acontece a consolidação da memória e do aprendizado, restauração dos tecidos, reposição da energia e fortalecimento do sistema imunológico, entre outros inúmeros benefícios.

Na Semana do Sono (11 a 17 de março), a Sociedade Brasileira de Sono lembra que “dormir bem é envelhecer com saúde” e faz, por todo o país, palestras e encontros sobre a importância de uma noite bem dormida – clique aqui para conferir a programação. Em Curitiba, haverá ações no sábado, dia 16/03, na Boca Maldita e no Mercado Municipal, a partir das 9h.

Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dharyemne Pucci de Araújo, o sono deve ser encarado como um compromisso.

“Sempre nos preparamos para ir trabalhar, para fazer atividade física e porque com o sono isso deveria ser diferente?”, questiona a especialista. Quem dorme mal pode se mostrar mais irritado, estressado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória. A falta de um sono de qualidade gera alterações de humor e causa irritação.

Leia também:

:: Qual a diferença entre ronco e apneia?

:: Saiba os malefícios do uso de eletrônicos antes de dormir

Dicas para dormir melhor

Uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença quando o assunto é disposição, saúde e humor ao longo do dia. Por isso, a especialista listou 10 dicas que devem ser encaradas como rotina. Confira:

1 – Tenha horário para dormir e para acordar, inclusive nos finais de semana. Nosso corpo é regulado com um “relógio interno” e mudanças significativas de horário podem desajustá-lo, provocando episódios de privação de sono e insônia, por exemplo.

2 – Evite alimentações pesadas e em grande quantidade antes de dormir. Isso facilita refluxo gástrico, o que pode provocar fragmentação do sono.

3 – Evite cafeína após as 17/18h: ela pode dificultar a chegada do sono.

4 – Atividade física melhora a qualidade do seu sono. Mas às vezes realizá-la a noite pode aumentar a temperatura corporal e dificultar que ele chegue. Caso você note que praticá-las neste período está prejudicando o seu sono, tente adequar seus horários.

5 – Bebidas alcoólicas devem ser evitadas a noiteApesar de elas provocarem sonolência, o relaxamento muscular pode causar distúrbios respiratórios do sono, como roncos e apneias.

6 – Melatonina, “hormônio do sono”. A melatonina é liberada somente com o escuro e por isso precisamos reduzir os estímulos luminosos. Reduza as luzes de casa após às 18-19 horas, evite assistir TV até muito próximo do horário de dormir, assim como mexer no celular. Garanta que seu quarto esteja sempre bem escuro para dormir.

7 – Procure realizar atividades que proporcionem relaxamento à noite: ler um livro ou fazer meditação podem ser bons aliados do sono.

8 – Não trabalhe ou estude na cama: ela deve ser usada para dormir.

9 – Evite cochilos muito longos durante o dia, eles podem prejudicar o sono da noite. O cochilo dos adultos não deve ultrapassar 30 minutos.

10 – Priorize seu sono: é por causa dele que você consegue realizar com êxito todos os seus sonhos.

Tratamento para melhorar a qualidade do sono

Se você já acorda cansado, desperta várias vezes na noite, tem insônia ou outras alterações no sono, a orientação é procurar o médico habilitado nesta área, como o otorrinolaringologista, que irá avaliar o que está acontecendo. E um dos exames indicados é a polissonografia.

A polissonografia é um exame que auxilia no diagnóstico dos distúrbios do sono. Para quem sofre com a apneia, por exemplo, (distúrbio em que a respiração para e volta várias vezes), o tratamento é multidisciplinar: inclui a mudança nos hábitos de vida como emagrecimento, parar de fumar e o início da prática de atividades físicas”, acrescenta a médica.

Além dessas medidas, o médico irá individualizar o tratamento caso a caso. Para alguns, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção e em outros pode-se utilizar a fonoterapia, os aparelhos intraorais ou o CPAP, aparelho que previne a obstrução da garganta durante o sono, ajudando o paciente a dormir melhor.

Sobre Dharyemne Pucci de Araújo
Dharyemne Pucci de Araújo é formada em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), com especialização em Otorrinolaringologia no Hospital Angelina Caron. Possui título de especialista conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Fez fellow (observer) em Medicina do Sono e Plástica Facial no Changi General Hospital, em Singapura, e cursou Capacitação Médica em Medicina do Sono do Instituto do Sono de São Paulo.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a domingo, das 8h às 21h45, e feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local (estacionamento não conveniado).

O hospital atende aos seguintes convênios: Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, Fusex, ICS, Judicemed, Particular, Pladisa, Saúde Caixa, Unimed, Universal Saúde, Vale Saúde, Volvo do Brasil. Também atende particular.

Serviço:

Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia