242016ago

10 motivos para procurar um otorrinolaringologista

Quando visitar um otorrino

Em muitas situações cotidianas, sentimos dores ou apresentamos alterações no corpo e não sabemos ao certo qual médico procurar. Será que uma tontura é só uma “bobeira” e podemos deixar de lado? E uma dor no ouvido, com o tempo passa? Saiba que procurar a especialidade correta é fundamental para o exato diagnóstico da doença.

O otorrinolaringologista Antonio Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, listou 10 motivos para os pacientes procurarem essa especialidade médica. Confira!

Nassif Filho

Procure um otorrinolaringologista se você tiver…


1 – Tontura: há vários casos de vertigem relacionados a causas neurológicas, bem como a problemas com o ouvido interno. Nestes casos é muito importante uma avaliação. Se for causado por problemas otológicos, o tratamento é individualizado e pode ser feito por meio de mudanças nos hábitos de vida, exercícios de reabilitação vestibular personalizados e de medicações específicas para cada caso.

Reabilitação Vestibular

2 – Cefaleia: existem várias causas de cefaleia. Uma delas é a rinossinusite, que é o processo de inflamação que afeta a mucosa nasal e os seios paranasais, e pode ser de causa viral, bacteriana ou outras.

Cefaléia - Otorrinos Curitiba

3 – Deficiência auditiva: toda deficiência auditiva deve ser avaliada. É importante dizer que todo paciente com esse problema tem todas as condições de viver normalmente na sociedade devido aos mais variados tipos de tratamento nesta área.

Audição


4 – Dor no ouvido: a dor no ouvido pode ser uma otite (inflamação no ouvido), mas também existem dores de ouvido (otalgia) causadas por outras áreas que se refletem no ouvido e nestes casos são chamadas de otalgias reflexas.

Dor de ouvido

5 – Sangramento no ouvido: pode ser por trauma ou doenças que envolvem o ouvido externo ou médio.


6 – Dor de garganta: toda dor de garganta deve ser avaliada, especialmente quando ela dura mais que 15 dias.

Dor de garganta

7 – Dores na face: podem ser rinossinusite, mas também devem ser consideradas outras causas como neuralgias faciais.


8 – Zumbido: além de ser extremamente desagradável e irritante, muitos casos de zumbido podem sinalizar outras doenças.


9 – Obstrução nasal: toda pessoa deve respirar pelo nariz, pois nestes casos o ar é filtrado, aquecido e umidificado. Todo paciente com obstrução nasal deve ser avaliado pois sua qualidade de vida será melhor.

Obstrução Nasal

10 – Ronco e apneia: o ronco é o vilão clínico, pois todo mundo reclama quando está com um parceiro que ronca. No entanto, o que as pessoas não sabem é que a apneia pode causar sérios problemas clínicos e por isso ela é um vilão muito maior.


Sobre Prof. Dr. Antonio Nassif Filho

Antonio Nassif Filho é formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Professor Titular de Otorrinolaringologia da PUC-PR e Membro Titular da IFFPRS (International Federation of Facial Plastic and Reconstruction Surgery). Nassif Filho também é Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia do Paraná, preceptor de Plástica Facial do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital da Cruz Vermelha.


Sobre a Otorrinos Curitiba

A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Serviço:

Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia