Estresse pode contribuir para o aparecimento de aftas
É difícil encontrar alguém que nunca tenha se sentido desconfortável com as tais aftas. Aquelas incômodas lesões são bem frequentes na maioria dos adultos jovens, brancos e não fumantes, e elas podem aparecer quando a gente menos espera. Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, o estresse é um dos fatores cruciais para o surgimento das aftas.
“As aftas são lesões ulceradas e dolorosas, muito comuns na mucosa oral. E o estresse contribuiu para o aparecimento delas, além de infecções virais, bacterianas ou até mesmo algum déficit nutricional, como a falta de vitamina B12, ácido fólico e ferro”, resumiu o especialista.
Outros fatores que podem ser gatilhos para o surgimento dessas lesões são as alterações imunológicas, fatores genéticos e a alergia a alguns alimentos, como por exemplo, ao chocolate e ao glúten, entre outros.
Consideradas lesões benignas, as aftas geralmente podem durar de sete dias a algumas semanas e logo somem, e o paciente não tem motivos para se preocupar. No entanto, ressaltou o doutor Diego,
sabemos que existem várias doenças, algumas muito graves, que cursam com o aparecimento das aftas. Muitas são descobertas apenas por uma aprofundada pesquisa.
Caso o paciente tenha sido surpreendido pelas incômodas lesões, o importante é fazer o diagnóstico correto para as aftas, tanto para a fase aguda como para a prevenção, pois as causas são variadas e o tratamento também é diferenciado.
“O objetivo é diminuir a dor do paciente e promover uma cicatrização rápida”, finalizou o especialista.
Sobre Diego Malucelli
Diego Malucelli é médico otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SBORL) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Universidade Gama Filho e é especialista no tratamento de halitose. É professor da UTP, preceptor de Faringoestomatologia do serviço de especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, além de Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia no mesmo hospital.
Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.
Serviço:
Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia