32020jun
Hospital Otorrinos Curitiba conta com sistema de desinfecção de ambientes para ajudar a combater o coronavírus

Hospital Otorrinos Curitiba conta com sistema de desinfecção de ambientes para ajudar a combater o coronavírus

Com o objetivo de oferecer mais proteção aos pacientes e minimizar a transmissão do novo coronavírus, o Hospital Otorrinos Curitiba agora conta com o sistema de higienização Dry Fog, que utiliza o produto VOXILON® AN para a desinfecção de ambientes.

O produto foi testado e aprovado pela professora doutora Clarice Weis Arns, do laboratório de Virologia do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nos testes feitos, mostrou-se a eficácia do produto para inativar o vírus usando o VOXILON® AN com o tempo de 30s até 5min, dependendo da concentração do produto – clique aqui para acessar o laudo do ensaio.

dry-fog-otorrinos-curitiba-consultorios

O sistema Dry Fog de desinfecção tem o alcance geral de todos os lugares do ambiente.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Diego Malucelli, desde o início da pandemia o hospital tem tomado todas as medidas de higiene e prevenção contra o novo coronavírus. Agora, com o novo sistema de higienização, o objetivo é deixar os ambientes, aparelhos e instrumentos utilizados nas consultas e no atendimento do hospital ainda mais seguros.

“O Dry Fog é uma proteção a mais que ofereceremos aos pacientes e colaboradores na tentativa de minimizar a transmissão da Covid-19 e também de outros vírus e bactérias que aumentam bastante nos meses mais frios do ano. No entanto, é importante ressaltar que os pacientes que vêm ao hospital precisam estar sempre de máscaras (uso obrigatório por lei), utilizar álcool em gel que disponibilizamos na recepção e nos consultórios, bem como manter o distanciamento social”, reforça Malucelli.

dry-fog-prevencao-coronavirus-otorrinos-curitiba

O Hospital Otorrinos Curitiba tem reforçado cada vez as medidas de prevenção ao coronavírus.

O Hospital Otorrinos Curitiba é um dos primeiros estabelecimentos da capital paranaense a utilizar essa tecnologia.

Desde o início da pandemia, o hospital adaptou um ambiente específico para a troca de roupas dos médicos, para que eles não fiquem com a mesma roupa que chegam de casa durante os atendimentos nem as utilizem no retorno às suas casas, protegendo, assim, toda a sua família. O hospital disponibiliza a roupa específica para o médico, além de totem com dispenser de álcool em gel.

“Também foram readequados os lugares onde os pacientes ficam sentados, e o anfiteatro (local em que eram realizados aulas e cursos) foi readaptado para receber pacientes”, lembrou Dr. Diego.

Veja também:
:: Entrevista Folha de S. Paulo: frio pode aumentar a disseminação do novo coronavírus

:: Entrevista Rádio Mais: como higienizar sua máscara de tecido

dry-fog-otorrinos-curitiba-medicos

O Hospital Otorrinos Curitiba é um dos primeiros estabelecimentos da capital paranaense a utilizar a tecnologia Dry Fog.

Como funciona a higienização do ambiente

Através do sistema Dry Fog (dry, seco; fog, névoa, nevoeiro), o produto VOXILON® AN é aplicado no ambiente e atua oxidando a estrutura celular que é fundamental para a sobrevivência de bactérias, vírus, fungos e esporos, fazendo, assim, a sua eliminação e não permitindo o surgimento de formas resistentes

O sistema Dry Fog de desinfecção tem o alcance geral de todos os lugares do ambiente, sem haver a necessidade de desmontar nada nele (computadores, mesas, aparelhos, etc.). O ambiente é completamente saturado com ácido peracético, ficando higienizado, sem cheiro e sem resíduo.

O produto é nocivo à saúde?

Não. É um produto não tóxico, não corrosivo, não tem residual, e já é pronto para uso. Ele é biodegradável, não contamina o ambiente, não tem cheiro e é seguro para o usuário e para os materiais que estão sendo higienizados. O produto é à base de ácido peracético a 0,2%, que destrói todos os micro-organismos na forma vegetativa, inclusive bactérias, fungos, vírus e alguns esporos.

sistema-dry-fog-otorrinos-curitiba

Profissionais com os EPI´s adequados para o processo de desinfecção com o sistema Dry Fog.

Durante a aplicação do produto no ambiente desejado, os profissionais que fazem a aplicação precisam estar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) necessários, tais como luvas, jaleco, máscaras e óculos de proteção.

O produto mata o coronavírus?

O produto desinfecta o ambiente, matando vírus e bactérias. No entanto, se uma pessoa infectada com coronavírus entrar no ambiente, o local ficará infectado. Por isso, os cuidados com a higiene não devem ser deixados de lado.

Preciso usar máscara mesmo em um ambiente higienizado?

Sim, sempre. O sistema Dry Fog faz a esterilização do ambiente e não exclui os cuidados de cada paciente, colaborador e médico dentro do ambiente clínico ou hospitalar no combate ao coronavírus (uso do álcool em gel, distância de pelo menos 1.5m entre as pessoas, entre outros cuidados). Vale lembrar que a desinfecção auxilia no combate e prevenção ao coronavírus, e é indicado para a desinfecção de ambientes, e não de pessoas.

O produto tem registro no Ministério da Saúde – MS no 3.2003.0004, é totalmente solúvel em água e seguro.

Leia mais:

:: Entrevista CBN Curitiba: existe relação entre rinite e coronavírus?

:: Problemas na tireoide não são fatores de risco para o novo coronavírus

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense, e também possui especialistas nas áreas de aparelho digestivo, alergia, buco-maxilo, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, odontologia, fisioterapia e neurocirurgia. Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa, com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo.

Algumas especialidades estão temporariamente suspensas para reduzir os riscos de disseminação do novo Covid-19. Confira os atendimentos que estão ativos:

:: Otorrino (Eletivo e Pronto Atendimento)
:: Alergologia
:: Bucomaxilofacial
:: Endocrinologia
:: Dermatologia
:: Pediatria
:: Odontologia

Serviço:

Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Horário de atendimento: diariamente, das 8h às 20h.
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

Com informações: Ari C. de Almeida, diretor da Prevent (https://www.facebook.com/preventltda/ ) e laudo Virucida VOXILON® AN do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia