22017fev
Sangramento no nariz: o que fazer?

Sangramento no nariz: o que fazer?

Ter sangramento no nariz é uma experiência pela qual muitas pessoas já passaram. A situação é incômoda e por vezes preocupa os pais. Mais comum em crianças, a epistaxe, como é conhecido esse problema, tem origem na mucosa nasal por causa da ruptura dos vasos ou alteração na coagulação, sendo em 90% das vezes da região anterior do nariz.

Leia mais:
:: 5 motivos para levar a criança ao otorrinopediatra
:: Distúrbios do paladar podem afetar a qualidade de vida do paciente
:: Zumbido tem tratamento?

Segundo o otorrinolaringologista Ian Selonke, da Otorrinos Curitiba, há várias causas para que o nariz comece a sangrar.

As principais causas são os traumas nasais, como fratura dos ossos da face ou algum corpo estranho no nariz, infecções (virais, tuberculose, sífilis), neoplasias, doenças sistêmicas (coagulopatias, hipertensão arterial), drogas (AAS, drogas ilícitas), entre outras, explica o especialista.

Em caso de sangramento, é importante manter a calma e seguir a orientação correta.

“Muita gente acha que quando o nariz começa a sangrar, a cabeça deve ser colocada pra trás. E está errado. O correto é inclinar a cabeça para frente e, se possível, comprimir as duas narinas e fazer compressa de gelo”, alertou.

Selonke também recomenda que caso os sangramentos sejam frequentes, o ideal é procurar um médico.

Sangramentos frequentes podem implicar desde uma má formação vascular, algum distúrbio sanguíneo da coagulação ou até um tumor vascular chamado nasoangiofibroma. Nesses casos, recomendamos que o paciente procure um otorrinolaringologista, que poderá fazer o diagnóstico correto, completou.

doutor ian selonke_otorrinos curitiba

Mais dúvidas sobre a epistaxe

Hipertensão x epistaxe

Pacientes com pressão alta sofrem mais com esse problema. Segundo Selonke, “pacientes hipertensos podem ter sangramento nasal inexplicável, devido ao rompimento de pequenos e finos vasos existentes na mucosa do nariz, mais frágeis à elevação da pressão”, explica.

Uso de descongestionantes

Pacientes que usam descongestionantes com certa frequência estão mais propensos a terem sangramento. “Os descongestionantes nasais fazem uma vasodilatação de rebote na mucosa nasal, além de fazer trauma mecânico se mal utilizado”, comenta.

Temperaturas extremas

É preciso ficar atento para temperaturas muito altas, clima muito seco e inverno rigoroso. No verão, segundo o especialista, em dias de baixa umidade do ar, onde o clima fica muito seco, o sangramento nasal acontece devido ao ressecamento da mucosa do nariz. Já no inverno, o uso excessivo de ar condicionado em temperaturas mais elevadas e a ocorrência de resfriados/gripes causam danos à mucosa do nariz, aumentando o risco de sangramento nasal.

Sobre Ian Selonke

Ian Selonke é formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Otorrinolaringologia pelo Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC) e Fellowship de Cirurgia Otológica e Craniofacial no ISCMC. É Coordenador do Ambulatório de Rinologia e Cirurgia Endoscópica Nasossinusal da Residência em Otorrinolaringologia do Hospital Angelina Caron desde 2006 e Coordenador do Ambulatório de Rinologia e Cirurgia Endoscópica Nasossinusal da Especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha desde 2007. Também é Coordenador do Ambulatório de Rinologia e Cirurgia Endoscópica Nasossinusal do Hospital Infantil Pequeno Príncipe.

Sobre a Otorrinos Curitiba

A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmerica e Voam.

Serviço:
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia