92016set
Matéria Bem Paraná: Primavera é bonita, mas exige atenção com alergias e clima seco

Matéria Bem Paraná: Primavera é bonita, mas exige atenção com alergias e clima seco

Confira a participação do Dr. Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, na matéria do Portal Bem Paraná sobre as alergias na primavera.

A primavera tem suas belezas, com as árvores e suas floradas e os canteiros coloridos, além de um clima mais ameno. Mas também exige cuidados a mais com a saúde. A estação, por causa da floração, também costuma desencadear crises alérgicas. Também por se tratar de uma estação de transição, com clima mais seco, merece atenção com a hidratação.


Olhos irritados, coceira no nariz, coriza e espirros: esses são alguns dos sintomas da rinite, que é a inflamação e irritação da mucosa nasal. Com a chegada da primavera, a explosão de pólen, fenômeno típico da estação, é o gatilho para o início das reações alérgicas. O pólen liberado pelas flores entra em contato com a mucosa respiratória e provoca as crises.
Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, existe uma predisposição genética para a alergia e o histórico familiar deve ser levado em conta.

Sabemos que existe um componente genético nas alergias. Quando ambos os pais têm rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%, ressalta.

A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Se tratada corretamente, o paciente pode viver sem os sintomas e ter uma qualidade de vida melhor.
Seco — A semana passada teve dias de baixa umidade relativa do ar. No interior do Estado o índice chegou a níves de atenção, beirando os 20%. Abaixo disso, a situação fica próxima da crítica.
Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório, afirma que a principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água. “Com a umidade do ar baixa, é comum as pessoas sentirem irritação na garganta, no nariz e nos olhos, principalmente quem já tem doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica. E a hidratação ajuda a aliviar esta irritação”, descreve.

Como se prevenir da rinite alérgica e dos dias secos

Para prevenir as crises alérgicas, a melhor maneira é evitar o contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e, em alguns casos, até perfumes, explica Malucelli

Quando a primavera se inicia, medidas simples como higienizar o nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia pode ajudar muito na profilaxia. O uso correto da medicação prescrita pelo médico é fundamental para passar pela primavera com tranquilidade, completa o médico

Para dias muito secos é sugerido a umidificação do quarto. Isso pode garantir uma noite de sono tranquila. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos

Para diminuir a ardência nos olhos, Scharf orienta a evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocá-los, principalmente no caso das pessoas que usam lentes de contato. Uma forma de alívio é o uso de colírios do tipo lágrima artificial, que não precisam de prescrição.

Mas cuidado com a automedicação com colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos que, usados indiscriminadamente, até ressecam mais o olho, diz

O médico lembra que, quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco.

O olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. E o ar-condicionado agrava ainda mais a situação, finaliza Scharf

Para diminuir o ressecamento da pele, as dicas de Scharf são evitar banhos com água muito quente e usar creme hidratante. O médico atenta para o fato de manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos.


Leia também: Entrevista: Dr. Diego Malucelli fala sobre aftas na Revista Saúde

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia