22020nov
Por que temos sujeira ou ‘meleca’ no nariz?

Por que temos sujeira ou ‘meleca’ no nariz?

A gente sabe: pode ser um assunto estranho para falar, mas todo mundo tem meleca no nariz. E antes de fazer cara feia para o assunto, saiba que essa sujeira que fica nas nossas cavidades nasais nada mais é do que uma mistura de substâncias e células da parede interna do nariz, juntamente com partículas que entram junto com o ar que respiramos. E quando o ar entra, a ‘meleca’ se endurece.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Gustavo Sela, essa “sujeira” no nariz fica ressecada e endurecida devido a diversos fatores.

A poluição do ar ajuda a ressecar o nariz.

“A sujeira do nariz fica ressecada e endurecida devido à poluição, micro-organismos presentes no ar, fumaça de cigarro, entre outros fatores. As fossas nasais são revestidas por uma membrana, a mucosa nasal. Ela contém cílios cuja função é purificar e deixar mais úmido o ar que respiramos. Desta forma, quando respiramos o ar, ele não chega tão seco nem com excesso de impurezas nos pulmões”, explicou o médico.

Como limpar o nariz

Antes de pensar que a sujeira é algo inútil no seu organismo, lembre-se que essa “meleca” é responsável pela defesa do nosso organismo, servindo como barreira protetora. Embora útil, é preciso removê-la.

“A melhor forma de limpar as secreções do nariz é usar soro fisiológico. A higiene nasal, além de remover o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas, diminui a inflamação local da mucosa. Cuidado ao retirar a secreção de qualquer jeito, pois pode causar sangramento”, orienta o otorrino.

Lembrando que a higiene nasal é importante para que o nariz cumpra algumas de suas principais funções, tais como filtrar o ar de impurezas, regular a entrada de ar para os pulmões e proteger o corpo contra bactérias e vírus.

É preciso limpar o nariz todos os dias?

De acordo com o Dr. Gustavo, o nariz está em constante contato com o meio externo, portanto, recomenda-se realizar a higiene nasal diariamente.

Se o tempo estiver seco, é importante umidificar a mucosa pelo menos 2x ao dia.

“Se o objetivo é apenas umidificar a mucosa porque o tempo está seco, duas vezes ao dia está bem indicado. Se houver resfriado e muita secreção, o ideal é aumentar a frequência da higienização ao longo do dia”, orienta.

Secreção nasal com sangue

Se houver secreção nasal com sangue e esses episódios forem frequentes, podemos estar diante da epistaxe, problema que tem origem na mucosa nasal por causa da ruptura dos vasos ou alteração na coagulação. As principais causas para esse sangramento no nariz são os traumas nasais, como fratura dos ossos da face ou algum corpo estranho no nariz, infecções, neoplasias, doenças sistêmicas (coagulopatias, hipertensão arterial), entre outros.

Em caso de sangramento, é importante manter a calma e seguir a orientação correta.

“Muita gente acha que quando o nariz começa a sangrar, a cabeça deve ser colocada pra trás. E está errado. O correto é inclinar a cabeça para frente e, se possível, comprimir as duas narinas e fazer compressa de gelo”, lembrou o otorrino.

Sangramentos frequentes podem implicar desde uma má formação vascular, algum distúrbio sanguíneo da coagulação ou até um tumor vascular chamado nasoangiofibroma. Nesses casos, é recomendado que o paciente procure um otorrinolaringologista, que poderá fazer o diagnóstico correto.

Veja também:
:: Catarro preso na garganta: quais as principais causas?

:: Clima seco pode aumentar as doenças respiratórias

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia