Clima seco pode aumentar as doenças respiratórias
O inverno já está praticamente na metade, mas parece que neste ano o frio intenso resolveu dar uma trégua. Ainda assim, é importante ficar de olho nos cuidados com a saúde, pois com o clima seco típico da estação é comum o aumento de doenças respiratórias.
Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Gustavo Balestero Sela, o tempo seco pode piorar as doenças respiratórias porque ele acaba ocasionando o ressecamento das mucosas, tanto da mucosa nasal como das mucosas respiratórias inferiores, fazendo com que apareçam algumas fissuras e deixando a região mais suscetível para que vírus e bactérias se instalem na região e causem uma infecção.
“Vale lembrar, ainda, que o tempo seco aumenta a poluição do ar, então, as partículas de poluentes ficam por mais tempo suspensas, de 2 a 5 dias, e isso faz com que elas entrem em contato com a mucosa respiratória. O tempo seco pode causar quadros de alergia, aumento da espessura das secreções, asma e também problemas pulmonares”, explicou o otorrino.
Veja também:
:: Clima seco pode aumentar as crises de rinite alérgica
Como aumentar a imunidade
Muitos pacientes buscam vitaminas e outros medicamentos para aumentar a imunidade e ficar longe das doenças do inverno. Mas será que isso funciona mesmo?
De acordo com o Dr. Gustavo, a melhor maneira é aproveitar os benefícios dos alimentos para garantir uma saúde melhor.
“Os polivitamínicos acabam tendo vitamina de tudo, então, muitas vezes você acaba tomando vitaminas que não têm necessidade, numa quantidade maior. Temos que tomar cuidado porque não é porque é vitamina que é bom. Em excesso também faz mal. O ideal para aumentarmos a nossa imunidade é ter uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e fibras. E aí, sim, naquelas vitaminas que o paciente tiver realmente deficiência, como geralmente é o caso da Vitamina D, procurar fazer a reposição, sempre de acordo com orientação médica”, ressaltou o especialista.
Leia mais:
:: Diferença entre coronavírus, gripe, resfriado e rinite
Dicas para enfrentar o clima seco
Para ficar longe de problemas respiratórios e aproveitar o inverno sem grandes preocupações, o doutor Gustavo listou algumas dicas importantes para enfrentar o clima seco. Confira:
– ingerir bastante água;
– fazer a higiene nasal com soro fisiológico;
– ao dormir, colocar uma bacia com água ou panos úmidos no quarto, ou optar pelo uso de umidificadores;
– evitar carpetes, tapetes e cobertores de lá, pois juntam muito pó;
– fazer a limpeza do chão com pano úmido;
– evitar a prática de atividade física entre 10h e 17h;
– ter uma dieta balanceada. Na sua rotina alimentar, invista em frutas cítricas (laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.), alho (possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa), gengibre, vegetais verde escuros (brócolis, couve, espinafre), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e alimentos fonte em ômega-3 (salmão, atum, anchovas, sardinha).
Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense, e também possui especialistas nas áreas de aparelho digestivo, alergia, buco-maxilo, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, odontologia, fisioterapia e neurocirurgia. Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa, com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo.
Algumas especialidades estão temporariamente suspensas para reduzir os riscos de disseminação do novo Covid-19. Confira os atendimentos que estão ativos:
:: Otorrino (Eletivo e Pronto Atendimento)
:: Alergologia
:: Bucomaxilofacial
:: Endocrinologia
:: Dermatologia
:: Pediatria
:: Odontologia
Serviço:
Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Horário de atendimento: diariamente, das 8h às 20h.
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/
Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia