Catarro preso na garganta: quais as principais causas?
Sabe aquele catarro preso na garganta que pode incomodar por algumas horas ou até mesmo dias, e que muitas vezes não sabemos se é algo normal ou decorrente de algum problema mais sério?
Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Diego Malucelli, se o catarro for frequente, ele deve ser investigado.
“O muco, popularmente conhecido como ‘catarro’, deve ser investigado se for algo que acontece com frequência. Antes de realizar qualquer tratamento medicamentoso, o muco deve ser analisado, tanto na quantidade, coloração, odor, fatores de melhora e piora. Se o ‘catarro’ atrapalha, o paciente deve procurar um médico”, lembrou o especialista.
Confira as principais dúvidas sobre catarro respondidas pelo otorrinolaringologista.
O que é catarro?
O nome “catarro” é como conhecemos popularmente as secreções que são produzidas pelas vias respiratórias. Ele tem uma função protetora no sistema respiratório e é composto principalmente por água, proteínas, sais minerais e restos de células descamadas do trato respiratório.
Como se forma o catarro?
O catarro é formado principalmente pelo muco nasal e pelas glândulas mucosas na região dos brônquios.
Principais causas do catarro
As doenças respiratórias são as principais causas para o aumento na produção do catarro, entre elas sinusites, bronquites, asma, pneumonia, rinites, entre outras.
Leia mais:
>> Diferença entre coronavírus, gripe, resfriado e rinite
Importância do muco no organismo
O muco é uma proteção que temos no sistema respiratório que funciona como uma primeira barreira no combate às infecções do trato respiratório.
Catarro branco, amarelo ou vermelho
Existem diferenças entre as cores do catarro. Veja as principais:
:: O catarro branco ou transparente é o mais comum ou também denominado fisiológico, e pode estar presente em diversas situações como mudanças de tempo, alergias, uso de medicamentos, ingesta de alguns alimentos, rinites, resfriados;
:: O catarro amarelo/esverdeado geralmente aparece em infecções virais ou bacterianas;
:: O catarro vermelho pode indicar alguma doença mais grave ou apenas um vaso sanguíneo rompido no nariz ou garganta.
Veja também:
>> Perda de olfato pode ser um dos sintomas do coronavírus
Ter catarro frequente é normal?
O catarro pode ser mais normal do que imaginamos pois produzimos mais de 1 litro de muco diariamente e ingerimos a maior parte dele sem que percebamos a sua presença. O muco deve ser investigado pois, como citado anteriormente, há várias colorações que podem indicar diferentes problemas. Mas normalmente não quer dizer que algo grave está presente.
Engolir catarro faz mal?
Não. O catarro vai sofrer o processo digestivo normal e os agentes infecciosos que possam estar envolvidos nesse contexto como bactérias, vírus, fungos entre outros, provavelmente serão inativos pelo suco gástrico (principal agente da digestão das proteínas pelo estômago).
Engolir ou expelir o catarro?
Quando possível, o mais indicado é expelir o catarro, pois se o paciente estiver doente com alguma infecção ela pode se acumular no pulmão ou outras áreas do trato respiratório, agravando o seu quadro. Porém, ainda assim, é uma situação mais rara de acontecer.
Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense, e também possui especialistas nas áreas de aparelho digestivo, alergia, buco-maxilo, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, odontologia, fisioterapia e neurocirurgia. Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa, com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo.
Algumas especialidades estão temporariamente suspensas para reduzir os riscos de disseminação do novo Covid-19. Confira os atendimentos que estão ativos:
:: Otorrino (Eletivo e Pronto Atendimento)
:: Alergologia
:: Bucomaxilofacial
:: Endocrinologia
:: Dermatologia
:: Pediatria
:: Odontologia
Serviço:
Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Horário de atendimento: diariamente, das 8h às 20h.
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/
Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia