Roupas de cama e banho devem ser trocadas com mais frequência no verão
Você troca sua roupa de cama e banho com frequência? Ou nem se lembra da última vez que fez isso? Agora no verão, é bom redobrar os cuidados. De acordo com a alergologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Rosaly Vieira dos Santos, fungos e bactérias podem se instalar nessas roupas, causando infecções.
“Em média, a roupa de cama deve ser trocada pelo menos 1x por semana. As toalhas de banho, mão e rosto devem ficar o menor tempo possível molhadas para evitar a proliferação de fungos e bactérias. As toalhas de mão e de rosto devem ser trocadas a cada 2 dias e as de banho no mínimo semanalmente, deixando-as bem esticadas após o uso”, orientou a especialista. Agora no verão, a frequência deve ser maior, com a roupa de cama sendo trocada pelo menos 2x por semana. “O suor causa mais umidade na cama, aumentando a quantidade de fungos e bactérias”, acrescentou.
Veja também:
:: Cuidados com o ar condicionado no verão
:: No verão, aumentam os casos de otite
:: Você respira pelo nariz ou pela boca?
A maior parte de ácaros está no colchão, pois eles se alimentam de restos cutâneos. A recomendação é usar capas impermeáveis para colchão e travesseiros pois elas como uma barreira mecânica, minimizando o contato com o ácaro, e devem ser lavadas 2x por semana.
Casa limpa, saúde em dia!
Viver num ambiente limpo é fundamental para evitar doenças. E se no ambiente circulam crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, os cuidados devem ser redobrados. Segundo Rosaly, o alérgeno mais comum é o ácaro, que vive na poeira domiciliar e se alimenta tanto de células mortas por descamação cutânea como de fungos.
“Para as pessoas alérgicas, a dica é evitar produtos muito abrasivos. Dê preferência aos neutros e suaves, evitando ceras e lustra-móveis”, comentou a alergologista.
Na lavagem das roupas, o importante é fazê-la com água e sabão. Se possível, as roupas de cama e banho devem ser lavadas com água a 55°C ou com secadoras ou passagem de roupas que alcancem essa temperatura.
Mais dicas
A doutora Rosaly listou outras dicas importantes para quem quer passar o verão numa boa:
:: Mantenha a casa arejada e deixe o ar circular;
:: Deixe os móveis com alguma distância das paredes, permitindo a circulação do ar;
:: Após tomar banho, deixe a porta e janela abertas para que a umidade seja liberada;
:: Quando for limpar a casa, utilize pano úmido para que a poeira fique no pano e não no ar;
:: Evite, sempre que puder, o uso do ar-condicionado, pois ele pode provocar ressecamento das vias aéreas, causando sangramento nasal, além de favorecer o aparecimento de resfriados;
:: Se possível, evite tapetes e cortinas. Prefira cortinas de tecidos fáceis de lavar e que juntem menos pó, como tecidos leves ou persianas;
:: Não fume. A irritação constante da membrana das mucosas respiratórias facilita o ataque dos alérgenos, fungos e bactérias.
Sobre Rosaly Vieira dos Santos
Rosaly Vieira dos Santos é alergologista, com mestrado em Alergia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Alergia pela UFPR e Universidade Humboldt (Alemanha) e pós-doutorado em Alergia e Urticária pela Universidade Humboldt, Hospital Charité – Berlim, Alemanha.
Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.
O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 19h, feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.
O hospital atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, ICS, Saúde Caixa, Voam e particular.
Serviço:
Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia