62017dez
Saiba como evitar as dores de garganta no verão

Saiba como evitar as dores de garganta no verão

Muita gente acha que é só no inverno que podemos “pegar” resfriados, infecções e alergias. Mas quando falamos da dor de garganta, ela pode acontecer em qualquer época do ano, inclusive no verão. Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, há várias causas para a dor de garganta, que é uma das queixas mais comuns no consultório durante o ano todo.

“A dor de garganta ocorre quando a faringe ou as amígdalas estão acometidas, e existem várias causas, principalmente as infecções virais e bacterianas. No entanto, há outras razões para o problema também, como por exemplo, clima seco, tabagismo, alergias, uso excessivo da voz, refluxo gastroesofágico, algumas DSTs, tumores de orofaringe, aftas, entre outros”, explicou o otorrino.

Veja também:
:: Você respira pelo nariz ou pela boca?

:: Higiene nasal: qual sua importância e como fazer

:: Deficiência auditiva pode aumentar casos de isolamento social nos idosos

dor-de-garganta-otorrinos-curitibaDores de garganta que se prolongam por mais de uma semana devem ser investigadas. De acordo com o médico, em alguns casos as infecções de garganta podem evoluir para abscessos ou doenças cardíacas (febre reumática). “Caso o paciente sinta muito incômodo com a dor de garganta, o ideal é procurar um otorrinolaringologista, que investigará as principais causas e conseguirá indicar o melhor tratamento”, lembrou Diego.

Medidas para prevenir a dor de garganta
É quase impossível controlar a chegada de uma dor de garganta. Mas há como se prevenir? Para o especialista, com medidas simples é possível, sim, ficar longe da dor de garganta.

“Evitar o fumo, bebidas alcoólicas e bebidas muito quentes ou muito frias são medidas de prevenção importantes para a dor de garganta. Outras dicas: evitar o ar condicionado porque ele seca bastante o ambiente, e sempre que possível evitar ambientes com aglomeração de pessoas. Além disso, é sempre bom lembrar que manter hábitos de higiene como lavar bem as mãos e ingerir bastante líquido, de preferência água, ajudam nesse processo”, comentou Diego.

Bebidas geladas e a dor de garganta
Sempre ouvimos dos mais velhos que “tomar sorvete pode causar dor de garganta”. Seria uma crendice popular ou isso, de fato, tem embasamento científico? Segundo o otorrino, sorvete e bebidas geladas podem, sim, prejudicar a garganta.

“Isso acontece porque o frio contrai os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo e também a concentração de oxigênio e nutrientes, podendo ser um fator para a queda da imunidade (defesa) local”, explicou.

O cloro das piscinas é prejudicial?
piscina-cloro-dor-de-garganta-otorrinos-curitiba
Com o calor já em alta e a poucos dias do início do verão, muita gente vai intensificar a ida a clubes e piscinas nesta época do ano. No entanto, é bom ficar atento porque o cloro é um irritante das vias aéreas. “Dependendo da concentração de cloro, ele pode ser muito prejudicial à saúde. Para evitar problemas, é aconselhável fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico após sair da piscina. A lavagem nasal, além de remover o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas, diminui a inflamação local da mucosa”, finalizou o otorrino.

Sobre Diego Malucelli
Diego Malucelli é médico otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SBORL) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Universidade Gama Filho e é especialista no tratamento de halitose. É professor da UTP, preceptor de Faringoestomatologia do serviço de especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, além de Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia no mesmo hospital.

Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa da clínica. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 14h, e feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmérica e Voam.

Serviço:

Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *