282018fev
Quem tem desvio de septo precisa fazer cirurgia?

Quem tem desvio de septo precisa fazer cirurgia?

Certamente você já ouviu alguém falando que tem desvio de septo – deslocamento lateral da parede entre as narinas – e que talvez já tenha feito uma cirurgia para resolver o problema. Mas será que o procedimento cirúrgico é necessário em todos os casos? Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Gustavo Balestero Sela, a cirurgia é indicada em pacientes que apresentam sintomas que afetam a saúde e a qualidade de vida.

Veja também:

:: Nariz “trancado”? Conheça as principais causas da obstrução nasal

:: Qual a diferença entre ronco e apneia?

:: Você respira pelo nariz ou pela boca?


sono-desvio-septo-cirurgia-otorrinos-curitiba“O desvio de septo passa a ser um problema quando causa obstrução nasal, sinusites, respiração bucal, cansaço, roncos e dificuldade para dormir ao paciente. A cirurgia é indicada em pacientes que apresentam sintomas que afetam a saúde, sem que tenham tido melhora com o tratamento clínico de outras alterações do nariz que possam causar estes sintomas”, explica o otorrino.

Em linhas gerais, o septo nasal é uma espécie de ‘parede’ que divide as duas fossas nasais, e apresenta uma parte óssea e outra cartilaginosa, recobertas por uma mucosa. É uma estrutura com a qual já nascemos e que vai aumentando conforme o crescimento. Geralmente é durante a puberdade que os desvios acontecem, causando obstrução em uma ou nas duas fossas nasais, interrompendo o fluxo de ar e dando a sensação de nariz entupido com certa frequência.

Sintomas
O principal sintoma do desvio de septo é a obstrução nasal, mas também pode vir acompanhada de roncos, sangramento nasal, apneia do sono e dor de cabeça.

Principais causas
Segundo o doutor Gustavo, os desvios de septo podem ser causados por vários fatores, dentre eles causas genéticas do tecido conjuntivo, como na Síndrome de Marfan e Síndrome de Ehlers-Danlos, congênitos, em que o bebê já nasce com o desvio e por traumas nasais.

alergia-coceira-nariz-desvio-septo-otorrinos-curitiba“É bom ressaltarmos também que um trauma pode acarretar um desvio de septo, geralmente devido a uma queda, acidentes e na prática de esportes. Ao longo da infância é muito comum traumas nasais e isso pode ocasionar uma alteração do desenvolvimento do septo. Muitas vezes, o simples coçar do nariz com frequência, em pacientes alérgicos, podem gerar desvios”, lembra o especialista.

Diagnóstico
O diagnóstico se dá através de uma boa anamnese associado ao exame físico de rinoscopia (exame clínico por meio de um aparelho que abre as narinas), sendo muitas vezes necessária a realização de um exame complementar chamado nasofibroscopia (endoscopia das cavidades nasais) para descartar outras causas de problemas que podem afetar o nariz.

Sobre Gustavo Balestero Sela
Gustavo Balestero Sela é formado em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Otorrinolaringologia no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Paraná e Fellowship em Rinologia e Cirurgia Estética da face com Dr. Ian Selonke e Antonio Nassif Filho. É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Preceptor de Rinologia do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha – Filial do Paraná.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
Hospital Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 19h, feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

O hospital atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, ICS, Saúde Caixa, Voam e particular.

Serviço:

Hospital Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia