22018mar
Entrevista: Dr. Diego Malucelli fala sobre aftas na Revista Saúde

Confira a matéria realizada pelo Dr. Diego Malucelli, para a Revista Saúde sobre aftas.

As aftas são lesões ulceradas e dolorosas muito comuns na mucosa oral,mais frequentes em adultos jovens, brancos, com maior nível socioeconômico e não fumantes.

Diego Malucelli

As causas de surgimento das aftas ainda não foram completamente desvendadas, porém muitos fatores estão implicados, como infecções virais, bacterianas, déficits nutricionais (vitamina b12, ácido fólico, ferro), alterações hormonais (período menstrual nas mulheres), trauma local, alterações imunológicas, fatores genéticos, alergia a alguns alimentos, como por exemplo, o chocolate e o glúten.

ESTRESSE
O estresse é um fator muito importante para o surgimento das aftas, temos como exemplo alguns pacientes que iniciam com o quadro clínico quando passam por alterações emocionais importantes, grandes cobranças, sejam elas profissionais, familiares (pessoais), ou até mesmo relacionadas aos estudos.

“Existem pacientes que iniciam com aftas em períodos de provas”, relata o Dr Diego Malucelli – preceptor de faringoestomatologia da especialização em otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha –PR.

PH BUCAL
Alguns estudos demonstram que o PH bucal baixo também pode ser relacionado ao surgimento das aftas , isso pode explicar, em parte, os questionamentos comuns dos pacientes em relação à ingestão de alimentos ácidos.

O diagnóstico é baseado na história do paciente e no exame físico realizado no consultório, e por isso, não existe um exame laboratorial capaz de fornecer um diagnóstico específico da doença, entretanto é possível descobrir outras doenças relacionadas, através dessa investigação.

COMO TRATAR A AFTA?
O tratamento, na maioria das vezes, é para a fase aguda , com objetivo de diminuir a dor e promover uma cicatrização sem maiores complicações ao paciente, mas o tratamento pode ser também preventivo para diminuir a incidência das aftas.

O importante, no caso de aftas recorrentes, é procurar um profissional da área para fazer o correto diagnóstico e tratamento.