12017mar
Com que frequência devo trocar a roupa de cama e banho?

Com que frequência devo trocar a roupa de cama e banho?

Pense rápido: qual foi a última vez que você trocou sua roupa de cama? E a toalha com que toma banho todos os dias? Se você respondeu que faz uma semana, mais ou menos, está em dia com as questões de higiene. Segundo a alergologista Rosaly Vieira dos Santos, da Otorrinos Curitiba, fungos e bactérias podem se instalar nessas roupas, causando infecções.

Veja também:
:: 5 dicas para enfrentar o clima seco
:: Saiba o que é a gagueira e suas principais causas
:: Sangramento no nariz: o que fazer?

“Em tese, a roupa de cama deve ser trocada pelo menos 1x por semana. As toalhas de banho, mão e rosto devem ficar o menor tempo possível molhadas para evitar a proliferação de fungos e bactérias. As toalhas de mão e de rosto devem ser trocadas a cada 2 dias e as de banho no mínimo semanalmente, deixando-as bem esticadas após o uso”, orientou a especialista. No verão, a frequência deve ser maior, com a roupa de cama sendo trocada pelo menos 2x por semana. “O suor causa mais umidade na cama, aumentando a quantidade de fungos e bactérias”, acrescentou.

Falando dos fungos e bactérias, esses microorganismos podem se instalar nas roupas de cama e banho, causando infecções. Além disso, a maior parte de ácaros está no colchão, pois eles se alimentam de restos cutâneos.

troca de toalha de banho otorrinos curitiba

“Hoje em dia recomendam-se capas impermeáveis para colchão e travesseiro. Essas capas agem como uma barreira mecânica, minimizando o contato com o ácaro, e devem ser lavadas 2x por semana”, aconselhou Rosaly.

Ambiente sempre limpo
Se em casa há pessoas alérgicas, o cuidado deve ser redobrado, pois o alérgeno mais comum é o ácaro, que vive na poeira domiciliar e se alimenta tanto de células mortas por descamação cutânea como de fungos.

O ambiente deve ser sempre limpo, mas a higienização deve ser reforçada em ambientes com crianças, idosos e pessoas doentes e portadoras de doenças crônicas (pulmonares, cardíacas), pelos fatores de risco e imunidade baixa ou imatura, por estarem mais propensos a infecções. Para as pessoas alérgicas, evite produtos muito abrasivos e dê preferência aos neutros e suaves, evitando ceras e lustra-móveis”, comentou a alergologista.

Na lavagem das roupas, o importante é fazê-la com água e sabão. Se possível, as roupas de cama e banho devem ser lavadas com água a 55°C ou com secadoras ou passagem de roupas que alcancem essa temperatura.

Outras dicas importantes
:: Deixe o aquecedor desligado durante a noite ou na sua ausência. Um arrefecimento no ambiente favorece a formação de umidade nas paredes.

:: Mantenha o ambiente arejado, com janelas e portas abertas.

:: A umidade do banheiro deve ser liberada para o exterior da casa.

:: Evite o uso de sistemas de ventilação e ar-condicionado, pois eles ajudam os fungos a ficarem mais resistentes;

:: Os móveis devem ter alguma distância das paredes, permitindo a circulação do ar.

:: Evitar tapetes e cortinas. Havendo cortinas, prefira as de tecidos fáceis de lavar e que juntem menos pó, como tecidos leves ou persianas.

:: Abandone o cigarro. A irritação constante da membrana das mucosas respiratórias facilita o ataque dos alérgenos, fungos e bactérias.

Sobre Rosaly Vieira dos Santos
Rosaly Vieira dos Santos é alergologista, com mestrado em Alergia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Alergia pela UFPR e Universidade Humboldt (Alemanha) e pós-doutorado em Alergia e Urticária pela Universidade Humboldt, Hospital Charité – Berlim, Alemanha.

Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmérica e Voam.

Serviço:
Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia