282020fev
Tudo sobre o Coronavírus

Tudo sobre o Coronavírus

Na TV, nas redes sociais e na roda de amigos, o assunto do momento é o coronavírus. Mas você sabe exatamente como ele é transmitido, quais as formas de se proteger dele e se há, mesmo, a necessidade de usar máscaras para prevenção?

O essencial é buscar informação segura, seja nos órgãos oficiais ou com o seu médico de confiança. Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos CuritibaDr. Gustavo Sela, não há, nesse momento, motivo para pânico nem correria às farmácias para a compra de máscaras.

Precisamos nos prevenir com medidas básicas de higiene, mas neste momento não devemos entrar em pânico porque o vírus não está circulando no nosso meio. Os casos suspeitos e confirmados até então, no Brasil, são de pessoas que estiveram fora do país, voltaram de viagem, ou seja, trouxeram o vírus de fora, lembrou o otorrino.

De acordo com o especialista, a melhor forma de evitar a contaminação é a prevenção.

higiene-lavar-as-maos-coronavirus

Lavar as mãos com água e sabão é uma das medidas de prevenção contra o coronavírus.

É sempre bom lembrar que a melhor forma de prevenção é higienizar as mãos e punhos com água e sabão ou álcool em gel, manter os ambientes ventilados e evitar, sempre que possível, aglomerações. Outro recado importante é que neste momento não há a necessidade do uso de máscaras pela população. Por enquanto, vamos deixar o uso delas apenas para os profissionais da saúde e para pacientes que realmente precisam. Senão, se criará um caos desnecessário, e neste momento precisamos ter calma e seguir os métodos de prevenção, ressaltou Gustavo.

A seguir, listamos as principais dúvidas sobre o assunto.

O que é o coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças menores mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como o coronavírus é transmitido

A principal via de transmissão do coronavírus é por gotículas de saliva, espirro, tosse e contato pessoal próximo, como aperto de mão. Além disso, o contato com objetos contaminados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

tosse-febre-sintomas-coronavirus

Tosse e febre são alguns dos sintomas do coronavírus.

Sintomas do coronavírus

Os principais sintomas do coronavírus são respiratórios, semelhantes a um resfriado. Até o momento, os sinais que servem de alerta aos médicos são: tosse, febre e dificuldade para respirar.

Como prevenir o coronavírus


As dicas para prevenir o coronavírus são as mesmas para se prevenir a gripe comum. Além da higiene das mãos, veja as demais orientações:

– Aprenda a tossir e a espirrar corretamente: dobre seu braço e tussa nele, entre a região do ombro e cotovelo. Para espirrar, sempre que possível tenha um lenço descartável, e como o nome já diz, descarte-o, jogue-o fora após o uso. Não utilize as mãos para conter a tosse nem o espirro, pois elas ficarão com bactérias e vírus que poderão se espalhar pelo ambiente depois;

– Se estiver gripado, use máscara: o uso das máscaras ajuda a conter a propagação do vírus. No entanto, se você não está doente, não faz sentido andar de máscara por aí;

– Mantenha os ambientes ventilados: sempre que possível mantenha a casa sempre limpa, janelas abertas, escritório ventilado, tudo limpinho. O novo coronavírus não é resistente ao ambiente. Ele pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes, como água sanitária, álcool 70%, e até a simples combinação de água e sabão. O vírus tem uma cápsula de gordura protetora, e a limpeza retira essa cápsula e mata o vírus.

Encomendas da China: há risco de contaminação?


Não. Como as encomendas demoram muito tempo até chegar ao destino, o vírus não sobrevive tanto tempo assim. As encomendas chinesas ficam, em média, 40 dias em trânsito, nos contêineres.

Diagnóstico do coronavírus

Inicialmente o diagnóstico é caracterizado como síndrome gripal. O médico fará a investigação clínica e exame físico do paciente, além de questioná-lo sobre viagens ao exterior ou contato com pessoas que tenham viajado para fora do país.

Tratamento para coronavírus

Não existe tratamento específico para o novo coronavírus. As medidas iniciais são o uso de medicamentos para dor e febre, repouso e consumo de bastante água.

Os órgãos de saúde lembram que se você viajou para a China nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.

Com informações: Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia