15 dúvidas sobre o coronavírus
Para esclarecer algumas dúvidas sobre o novo coronavírus (Covid-19), a Dra. Cristine Rosário, alergista e imunologista do Hospital Otorrinos Curitiba, listou 15 questões recorrentes sobre o assunto. Confira:
1. Qual a diferença entre coronavírus (Covid-19), gripe e alergia?
Embora os sintomas sejam parecidos, é possível diferenciar as três condições.
:: Paciente com coronavírus: principalmente febre e tosse. Em alguns casos, pode haver dor de cabeça, dor de garganta, falta de ar, diarreia e dores musculares;
:: Paciente com gripe: os sintomas aparecem de forma repentina e o paciente tem febre, fadiga, dor muscular, espirro e tosse;
:: Paciente com rinite alérgica: nariz entupido, espirro, coceira no nariz, vermelhidão nos olhos, dor de cabeça, tosse seca.
Veja também
>> Clique aqui e saiba tudo sobre o coronavírus.
2. Pessoas com alergia têm mais probabilidade de pegar a Covid-19
Não. O sistema imunológico de um paciente alérgico funciona como o de um paciente não alérgico no que diz respeito à sua função de defesa contra micro-organismos. No entanto, os pacientes asmáticos devem ter maior cuidado, já que qualquer infecção respiratória pode desestabilizar a asma. Em relação aos pacientes asmáticos, vale lembrar:
– os asmáticos tem o mesmo risco de contrair o vírus do que a população geral, porém, são mais propensos a desenvolver complicações;
– o risco é maior para os que não tem controle dos sintomas, portanto, NÃO se deve interromper o tratamento. Corticoides inalatórios são seguros durante a pandemia;
– evitar o uso de inaladores ou nebulizadores compartilhados. Sempre que possível, usar o spray individual;
– caso tenham crises graves, podem usar corticoide sistêmico na menor dose possível, sempre sob aconselhamento e acompanhamento médico;
– evitar exames de função pulmonar, a não ser que haja extrema necessidade.
3. Dá pra prevenir o coronavírus por meio da alimentação?
É possível manter uma alimentação saudável para que o sistema imunológico esteja mais preparado caso alguma doença aparecer. No entanto, não existe alimento para prevenir ou tratar a Covid-19.
Aposte em refeições balanceadas e nutritivas. Nas refeições, tenha em seu prato alimentos com:
:: proteínas: carne vermelha, leite, ovos, feijão, ervilha, grão de bico;
:: zinco: carnes, principalmente a vermelha, e frutos do mar;
:: magnésio: nozes, amêndoas, castanhas e verduras folhosas;
:: selênio: a principal fonte é a castanha do Pará;
:: vitamina A: queijos, gema de ovo, e vegetais com coloração alaranjada, como cenoura, mamão e manga;
:: vitamina C: frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, maracujá.
4. Quais os sinais de alerta do coronavírus e quando devo me preocupar?
Os principais sintomas do coronavírus são: febre, tosse seca e cansaço. Alguns pacientes podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta e diarreia. Em casos mais graves e com doenças associadas, pode haver síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.
5. Quais são as principais formas de transmissão do vírus que causa a Covid-19
A transmissão pode ocorrer de quatro maneiras:
:: pelas vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros ou até mesmo na fala de pessoas infectadas;
:: pelo contato físico. Por isso, evite aperto de mão, abraços e beijos. Cumprimente apenas com aceno ou com um belo sorriso;
:: por meio de superfícies contaminadas;
:: pelas fezes do paciente contaminado. É necessário fazer a higiene do vaso cada vez que evacuar e sempre apertar a descarga com a tampa fechada
6. Quanto tempo dura o período de incubação da Covid-19?
Primeiro, é importante lembrar o que significa “período de incubação”: é o tempo entre ser infectado e o início dos sintomas da doença. A maioria das estimativas mostram o período de incubação entre 1 a 14 dias, mas os sintomas geralmente aparecerem em cerca de 5 dias.
7. Posso toma ibuprofeno se estiver com sintomas de coronavírus?
Não. Na última terça (17/03), a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno, pois suspeita-se que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da Covid-19 (a orientação foi feita a partir de um estudo publicado no periódico científico The Lancet).
Confira a lista de remédios que contém ibuprofeno:
Advil / Algiflex / Algi-Reumatril / Alivium / Buprovil / Buscofem / Dalsy / Doraliv / Doraplax / Febsen / Ibuflex / Ibufran / Ibuliv / Ibupril / Ibuprofan / Ibuprofeno / Ibupromed / Ibuprotrat / Ibuvix / Iquego-Ibuprofeno / Lombalgina / Motrim / Novalfem / Otiun / Parartrin / Spidufen / Uniprofeno
8. Devo usar uma máscara para me proteger?
O indicado é usar máscaras apenas de você estiver com sintomas respiratórios, como tosse ou espirro. Atualmente, as máscaras faciais não são recomendadas para o público geral. A OMS orienta o uso racional das máscaras para evitar desperdício, deixando-as para quem realmente precisa usar, como médicos, demais profissionais da saúde e pessoas infectadas.
9. Posso pegar a Covid-19 do meu animal de estimação?
Não há evidências de que cachorro ou gato ou qualquer animal de estimação possa transmitir a Covid-19.
10. Alho e gengibre podem ajudar a prevenir casos de coronavírus?
Alimentos como alho e gengibre têm diversas propriedades e benefícios para a saúde, mas não são capazes de prevenir ou curar casos de coronavírus. O ideal é manter uma alimentação balanceada para deixar o sistema imunológico fortalecido.
11. Lavar o nariz com frequência evita o coronavírus?
É sempre indicado fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz e aliviar os sintomas de rinite, por exemplo. No entanto, a higiene no nariz não vai impedir que um vírus entre pela mucosa e acesse o organismo.
12. A vacina da gripe vai ajudar a combater o coronavírus?
Não, mas a imunização contra a gripe (que teve seu início antecipado para o dia 23 de março pelo Ministério da Saúde) pode ajudar a combater diretamente a atual pandemia. Desta forma, o sistema de saúde não será sobrecarregado e facilitará o diagnóstico da Covid-19.
13. Que produtos de limpeza matam o coronavírus?
O novo coronavírus pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e a tradicional combinação de água e sabão.
O vírus possui uma cápsula de gordura protetora, e ao entrar em contato com esses produtos, acaba morrendo.
14. O novo coronavírus sobrevive quanto tempo nas superfícies?
Segundo a OMS, não é possível afirmar quantos dias o novo coronavírus sobrevive no ar ou na superfície. Estudos da Organização mostram que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou até dias. Tudo vai depender das condições do local, clima e umidade do ambiente.
15. Vitamina D protege contra o coronavírus?
Não. Nem a vitamina D nem qualquer outra vitamina ou tipo de alimentação protege contra a Covid-19. A alimentação balanceada apenas auxilia a manter o sistema imunológico mais forte.
Com informações: Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Sociedade Brasileira de Infectologia e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia