Qual a diferença entre resfriado, gripe e rinite?
Atchimmmmm!! Se você espirrar por algumas vezes seguidas, possivelmente vai ouvir alguém falando: “ih, vem gripe por aí…“. Pode até ser, mas não necessariamente o espirro signifique uma gripe que está chegando. Ou seria apenas um resfriado? Aliás, muita confusão se faz em relação à gripe, ao resfriado e até mesmo à rinite. Mas qual seria a diferença entre eles?
O otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, explicou cada uma das três situações, abordando os sintomas e tratamentos.
São três condições diferentes e que muita gente ainda confunde, acrescentou. Confira.
:: Resfriado
O resfriado é uma infecção leve das vias aéreas causada por vários tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum. É muito contagioso e a transmissão ocorre pelo contato com as mãos infectadas ou por meio de espirros ou tosse. Costuma durar, em média, de três a sete dias, porém em alguns casos pode persistir por mais tempo.
Os principais sintomas são: coriza, tosse e espirros. Complicações são raras e incluem o agravamento da asma e infecções bacterianas como sinusites ou otites.
Tratamento: não há um tratamento específico. Podem ser usados analgésicos, antitérmicos ou antibióticos nas complicações de origem bacteriana comprovada.
:: Gripe
A gripe é causada pelo vírus Influenza. Não se deve confundir com o resfriado, pois apresenta um quadro clínico mais acentuado. Na gripe o aparecimento dos sintomas é mais rápido (súbito), ao contrário do resfriado, que é mais lento. A gripe apresenta uma maior taxa de complicações, como a pneumonia. O modo de transmissão é semelhante ao do resfriado, e o tempo da doença pode durar até duas semanas.
Os principais sintomas são: febre alta, dores no corpo, mal-estar, dor de cabeça, dor nas articulações, perda do apetite, tosse e dor de garganta.
Tratamento: além da vacina contra a gripe, já existem remédios específicos contra o Influenza, que quando indicados devem ser administrados nas primeiras 48 horas. Também são indicados antitérmicos e analgésicos, além de antibióticos nas complicações bacterianas comprovadas.
:: Rinite
A rinite é a inflamação e irritação da mucosa nasal. Ela possui várias causas (poeira e ácaros, por exemplo), e a genética tem grande influência no aparecimento da inflamação, afetando adultos e crianças.
Os principais sintomas são: congestão nasal, espirros, coceira no nariz e olhos, além da coriza.
Tratamento: depende do tipo da rinite. Podem ser utilizados antialérgicos, spray nasal com medicamentos ou apenas com soro fisiológico para limpeza, corticoides orais ou injetáveis, vacinas, descongestionantes orais ou nasais. É bom ressaltar que os descongestionantes nasais não devam ser usados com frequência pois podem causar um tipo de rinite chamada de medicamentosa.
Ainda sobre a rinite, o especialista lembrou que a melhor forma de prevenção é a higienização constante dos objetos, bem como manter a casa bem ventilada.
Além disso, evitar travesseiros, colchões de pena, tapetes, carpetes e cortinas são outras dicas para afastar o problema da rinite. E claro, ficar longe do cigarro, finalizou.
Sobre Diego Malucelli
Diego Malucelli é médico otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SBORL) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Universidade Gama Filho e é especialista no tratamento de halitose. É professor da UTP, preceptor de Faringoestomatologia do serviço de especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, além de Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia no mesmo hospital.
Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia