202024mar
O que fazer quando a garganta está inflamada?

O que fazer quando a garganta está inflamada?

É só o tempo mudar que logo ela aparece: a inflamação da garganta é algo recorrente a muitos de nós, mas você já parou para se perguntar por que ela aparece? Será que é apenas quando o tempo ‘vira’” ou quando surge uma gripe ou resfriado?

A garganta inflamada vai além de uma simples mudança de temperatura. Estruturas como a faringe, a laringe e as amígdalas podem ser afetadas quando a garganta começa a ‘arranhar’, trazendo sintomas parecidos.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Diego Malucelli, a inflamação na garganta é uma reclamação frequente nos consultórios, e as causas são variadas.

“A inflamação na garganta ocorre quando a faringe, laringe ou as amígdalas estão acometidas, e existem várias causas, principalmente as infecções virais e bacterianas. Além disso, as reações alérgicas ao pólen, mofo ou poeira, o uso excessivo da voz, o refluxo gastroesofágico e distúrbios autoimunes, por exemplo, podem provocar o problema”, explicou o otorrino.

Sintomas da garganta inflamada

O sintoma mais recorrente da garganta inflamada é a dor. Em geral, ela começa leve, como uma simples irritação ao engolir os alimentos.

“Junto com a dor podem aparecer sintomas como a tosse seca (sem catarro), ínguas na região lateral do pescoço, pus na garganta, diminuição do apetite e rouquidão”, acrescentou o otorrino.

Como aliviar os sintomas 

Para um alívio momentâneo da inflamação da garganta, o Dr. Diego deu algumas orientações. Lembrando que a consulta médica é fundamental para que o diagnóstico seja feito corretamente, bem como o tratamento.

Manter-se hidratado ajuda a aliviar a irritação e promove a limpeza da mucosa.

Confira:

– beba bastante água;

– prefira alimentos líquidos ou pastosos;

– evite alguns irritantes, como cigarro e poluentes ambientais;

– faça gargarejos com água salgada morna para aliviar a dor e reduzir a inflamação;

– evite falar em excesso, mantendo repouso na voz;

– utilize um umidificador de ar, principalmente durante o sono, pois ajudar a manter o ar úmido, aliviando a garganta seca e irritada;

– chupar pastilhas que deixam a garganta ‘anestesiada’ ajudam a diminuir o desconforto.

Tratamento para garganta inflamada

Em alguns casos, as inflamações na garganta podem começar e logo desaparecer num intervalo de 24h. Mas caso os sintomas se prolonguem ou até mesmo piorem, o ideal é se consultar com um médico otorrinolaringologista.

“Como comentamos anteriormente, a inflamação na garganta pode ter diferentes causas. Portanto, antes de começar qualquer tratamento, é essencial procurar ajuda médica para uma investigação e diagnóstico precisos”, finalizou Diego.

Leia também:
:: Saiba quais os principais sintomas da dislexia

:: Como prevenir o mau hálito?

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia