A importância do sono para consolidação da memória e aprendizado
A Semana do Sono é lembrada entre os dias 13 a 19 de março, e visa ressaltar a importância das horas de descanso para a saúde e bem-estar.
É durante o sono que acontece a consolidação do aprendizado, restauração dos tecidos, reposição da energia e fortalecimento do sistema imunológico, entre outros inúmeros benefícios.
Segundo a otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono do Hospital Otorrinos Curitiba, Dra. Karin Dal Vesco, uma boa noite de descanso é fundamental para a nossa saúde e qualidade de vida.
“O sono é um processo ativo de reparação, recuperação da energia gasta durante o dia, consolidação da memória e descanso. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sono é um processo ativo onde vários processos indispensáveis à sobrevivência acontecem, como por exemplo, liberações hormonais”, explicou a médica.
Quem dorme mal pode se mostrar mais irritado, estressado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória. “A falta de um sono de qualidade gera alterações de humor, causa irritação, fadiga, redução da atenção e aumento de chance de acidentes”, acrescentou a especialista.
Higiene do sono: como fazer?
Uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença quando o assunto é disposição, saúde e humor ao longo do dia. E muito se fala sobre a higiene do sono, ou seja, bons hábitos para que se tenha uma noite de sono agradável e reparadora. A Dra. Karin deu algumas orientações sobre como fazer essa preparação.
“Evite alimentações pesadas e em grande quantidade antes de dormir, e também alimentos estimulantes em excesso a partir do fim da tarde, como café. O álcool também é um perigo perto da hora de dormir, pois ele fragmenta o sono. Outra orientação é preparar o ambiente, com luminosidade reduzida e pouco ruído. Em relação às telas, como celulares e computadores, evitá-las em torno de 2h antes de dormir”, destacou.
Tratamento para melhorar a qualidade do sono
Se você já acorda cansado, desperta várias vezes à noite, tem insônia ou outras alterações no sono, a orientação é procurar o médico habilitado nesta área, como o otorrinolaringologista, que irá avaliar o que está acontecendo. E um dos exames indicados é a polissonografia.
“A polissonografia é um exame que auxilia no diagnóstico dos distúrbios do sono. Para quem sofre com a apneia, por exemplo, (distúrbio em que a respiração para e volta várias vezes), o tratamento é multidisciplinar: inclui a mudança nos hábitos de vida como emagrecimento, parar de fumar e o início da prática de atividades físicas”, ressaltou a médica.
Karin lembra, ainda, que o ronco e a apneia são sinais de alerta para que o paciente procure ajuda.
“O ronco é a bandeira vermelha que aponta para um problema sério: a apneia do sono. E a apneia do sono, além de não permitir um descanso adequado, aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, destacou.
O médico irá individualizar o tratamento caso a caso. Para alguns, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção e em outros pode-se utilizar a fonoterapia, os aparelhos intraorais ou o CPAP, aparelho que previne a obstrução da garganta durante o sono, ajudando o paciente a dormir melhor.
Sobre Karin Dal Vesco
Karin Dal Vesco é médica otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono. CRM/PR 15800 | RQE 11452 | RQE 31065.
Leia também:
:: Segurar o espirro faz mal?
:: Lavagem nasal: saiba os benef´ícios e como fazer
SERVIÇO:
>> Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado e domingo, das 8h às 20h.
>> Otorrinos Pinhais
Endereço: Avenida Jacob Macanhan, 93 – Centro Médico Pinhais
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (41) 3732-2009
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/
Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia