Zumbido tem tratamento?
Barulho semelhante ao de uma panela de pressão, chiados ou até mesmo sons de cigarra: esses são alguns dos relatos de pacientes que sofrem com o zumbido, problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta mais de 250 milhões de pessoas no mundo – no Brasil esse número chega a quase 30 milhões.
Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, o zumbido pode acontecer em qualquer faixa etária, mas a incidência maior é nos idosos acima de 70 anos. O especialista também alertou para as principais causas do problema.
As principais causas do zumbido podem estar relacionadas à perda auditiva, ao acúmulo de cera nos ouvidos, à má circulação sanguínea, a otites e à disfunção da articulação da mandíbula com o crânio. Também não podemos esquecer que o estresse, a depressão, o uso de alguns medicamentos como AAS, anti-inflamatórios e antibióticos e uma dieta alimentar inadequada contribuem para o quadro, complementou o médico.
Em alguns casos, o zumbido pode estar relacionado a outras doenças, desde alterações metabólicas como o diabetes, alterações da tireoide, aumento do colesterol e até alguns tipos de tumores. Procurando um endocrinologista em Curitiba? A Otorrinos Curitiba possui especialistas em Endocrinologia Adulta e Infantil. Ligue: (41) 3335-0302 ou faça pelo agendamento online.
Pacientes que ficam muito tempo expostos a sons muito altos podem ter mais chances de desenvolver o problema. De acordo com o doutor Diego, a exposição a sons de grande intensidade sem a proteção auditiva adequada pode causar a perda auditiva, que é uma das principais causas do zumbido.
Prestar atenção na alimentação está entre os cuidados necessários para quem quer ficar longe desse problema.
A cafeína, que está presente no café, em alguns chás e refrigerantes, contribui bastante para a geração do zumbido. Além disso, o consumo excessivo de açúcar e sal, o abuso do álcool e do cigarro, e até mesmo o excesso de chocolate interferem. Portanto, o consumo consciente dos alimentos é fundamental, finalizou o especialista.
Visitar um otorrinolaringologista é muito importante para quem sofre com zumbido, pois o tratamento adequado dependerá da origem do sintoma, que pode envolver desde medicamentos, fisioterapias, tratamentos ortodônticos ou até mesmo aparelhos auditivos específicos.
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia