42021out
Pet e alergia em criança, o que fazer?

Pet e alergia em criança, o que fazer?

Muitas crianças sonham em ter animais de estimação em casa, mas às vezes as frequentes alergias deixam os pais em dúvida na hora de adotar ou comprar um pet. E aí, o que fazer?

A alergista e imunologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dra. Cristine Rosário, lembra que os pets causam alergia apenas em quem tem predisposição.

“Para a avaliação de alergia a animais, é necessário passar por consulta com especialista em alergia, podendo ser realizados testes alérgicos e exames de sangue para auxiliar no diagnóstico”, lembra a especialista.

O que fazer quando a criança tem alergia a pets?

Se a criança tem reações alérgicas a animais de estimação, mas quer tê-los mesmo assim, é preciso que os pais e responsáveis tomem alguns cuidados para que a convivência seja saudável e que não prejudique a saúde dos pequenos.

Segundo Cristine, é importante verificar a periodicidade dos banhos e alguns cuidados com a escovação.

Se a criança tem alergia a pets, é importante passar por avaliação com um alergista.

“Por exemplo, os banhos devem ser mais frequentes, e deve-se evitar que os animais durmam na mesma cama da pessoa alérgica e circule nos quartos. A escovação frequente dos animais também pode ajudar, pois remove células mortas, pelos soltos e resíduos que possam estar acumulados”, orienta a médica.

Por que a alergia a pets pode aparecer?

De acordo com Cristine, cães e gatos podem ser fontes de alérgenos que, em algumas pessoas, podem provocar sintomas de asma e rinite. Além disso, os pelos podem acumular ácaros da poeira, que são os principais causadores de alergia.

A especialista também explicou que é possível desenvolver tolerância ao animal com o convívio frequente, principalmente se esse convívio se iniciar de maneira precoce. “Lembrando que os sintomas de alergia podem acontecer após um período de convivência com o animal, nem sempre eles ocorrem imediatamente após o primeiro contato”, explica.

Tratamentos para alergia

Existem vários tratamentos disponíveis para quem tem alergia a animais, que possibilitam uma convivência tranquila (desde medicamentos até vacinas para alergia), além dos cuidados com o ambiente. Desfazer-se do animal é sempre a última opção.

Segundo Cristine, as alergias têm forte influência genética. “Quem tem pai e/ou mãe com alergia tem mais chances de ser alérgico. E embora elas sejam mais frequentes na infância, pode-se desenvolver alergia depois de adulto”, finaliza.

Leia também:
:: Conheça os principais tipos de alergia

:: O que fazer quando a criança engasga com brinquedos?

SERVIÇO:

>> Hospital Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 18h.

>> Otorrinos Pinhais

Endereço: Avenida Jacob Macanhan, 93 – Centro Médico Pinhais

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone: (41) 3732-2009 

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br 

Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/ 

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/ 

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia