232017jan
Dicas de cuidados com a pele no verão

Dicas de cuidados com a pele no verão

A combinação férias e verão propicia atividades ao ar livre cada vez mais intensas. Mas saber aproveitar a estação mais quente do ano é também aliar o lazer aos cuidados com a pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil.


Segundo a dermatologista Priscila Schneider, da Otorrinos Curitiba, é importante tomar alguns cuidados, já que no verão a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando os casos de câncer de pele.

A dica principal é sempre usar protetor solar, independente da estação do ano. Como estamos com o foco no verão, ele deve ser um item mais que obrigatório na bolsa. Para pessoas com pele mais clara, o fator de proteção mínimo deve ser 30, ou maior, caso a exposição seja prolongada. Outra orientação é em relação ao horário de exposição: antes das 10h e depois das 16h, alertou a especialista.

Pessoas de pele negra não devem se descuidar. Embora elas tenham uma proteção ‘natural’ da pele pela maior quantidade de melanina produzida, o uso de protetor solar também deve ser feito.

Para as crianças que forem curtir o sol, os pais devem optar pelo uso de filtro solar infantil.

Crianças a partir de 6 meses já podem usar protetor solar,

lembra a doutora Priscila, que também orienta não só as crianças, mas também os adultos a fazerem uso de acessórios como chapéus, óculos de sol com proteção adequada, entre outros.

Outra dica importante é sobre a frequência da aplicação do protetor solar.

Muita gente acha que, uma vez aplicado o protetor, já é o suficiente. Mas infelizmente não. Devemos aplicá-lo 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele o absorva, e reaplicá-lo a cada 2h, recomenda a dermatologista.

Bronzeado duradouro - Otorrinos Curitiba
Para ficar com a pele preparada para o verão, prevenindo o envelhecimento precoce e favorecendo o bronzeado, a recomendação é a ingestão de betacaroteno, encontrado em frutas e vegetais alaranjados e amarelos, como cenoura, manga, abóbora, pimentão amarelo, laranja, mamão, espinafre, brócolis, kiwi, couve e alface.

Caso alguma alteração na pele seja notada, a orientação é procurar um especialista.

No verão são comuns doenças de pele como micoses na virilha, nos pés e nas unhas, que ocorrem pelo calor e umidade. Também são comuns as brotoejas, pequenas bolinhas que ocorrem por entupimento das glândulas sudoríparas. Portanto, o paciente deve procurar um dermatologista se notar qualquer alteração na pele, para que seja feita a avaliação correta do diagnóstico e a indicação do melhor tratamento, resumiu a doutora Priscila.


Sobre Priscila Schneider
Priscila Schneider é formada em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com residência em Clínica Médica no Hospital Municipal São José (Joinville/SC) e em Dermatologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmerica e Voam.

Serviço:
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia