182022fev
Dentes do siso: o que são, principais sintomas e quando fazer a extração

Dentes do siso: o que são, principais sintomas e quando fazer a extração

Os dentes do siso geram dúvidas em muita gente, e as principais são: todas as pessoas precisam retirar os sisos? Existe uma idade correta para extraí-los? Eles prejudicam o alinhamento de outros dentes?

Segundo a especialista em cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Otorrinos Curitiba, Cybelle Prado, a situação de cada paciente precisa ser analisada individualmente e a retirada deve ser indicada pelo cirurgião.

“Normalmente os dentes do sisos que não nasceram, ou nasceram fora de posição, devem ser removidos de forma profilática, ou seja, preventivamente, pois há grandes chances de trazer problemas para os pacientes. Lembrando que alguns pacientes podem não ter 1 ou nenhum dos 4 sisos,” explicou Cybelle.

O que são dentes do siso

Os dentes do siso são os últimos dentes a se formarem na boca. São quatro: dois superiores e dois inferiores, localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados. 

A situação de cada paciente para a retirada dos dentes do siso precisa ser analisada individualmente.

O dente completa sua formação entre 15 a 25 anos, e nem sempre encontram espaço adequado para sua erupção, podendo causar problemas para a saúde bucal. 

Sintomas do dente do siso

Os dentes dos sisos que não nasceram ou nasceram de forma inadequada podem trazer uma série de transtornos locais, como: inflamações gengivais, infecções, perda de osso no local, retenção de alimentos que causam cáries, sinusites. 

Cybelle comenta, ainda, que particularmente os inclusos e/ou impactados (que não apareceram na boca) podem desenvolver cistos e até tumores que, mesmo sendo benignos, são agressivos no local onde aparecem. 

Alguns dos sintomas dos dentes do siso são inflamações na gengiva e perda de osso no local.

“Todas essas situações podem, inclusive, afetar os dentes vizinhos a ponto de o paciente perdê-los também. As dores de cabeça podem surgir se houver uma das condições acima, pois normalmente são dores irradiadas. Neste caso, o profissional deve ser consultado e um exame de imagem deve ser realizado”, ressaltou.

Idade ideal para retirar os sisos

Normalmente os sisos nascem entre 15 a 21 anos. Segundo a especialista, “não existe idade certa para retirar os sisos, mas sim a idade ideal, que seria entre 15 a 18 anos. Porém, a retirada deve acontecer sempre que necessária e indicada, independente da idade”, completou.

Os sisos devem ser retirados de uma só vez?

Não há contraindicações para remoção de todos os sisos na mesma cirurgia. Porém, esta decisão dependerá de uma série de fatores como, por exemplo, o estado geral do paciente no momento do procedimento e a experiência do profissional. 

“As medicações e cuidados após a cirurgia são os mesmos para quem remove um ou quatro sisos no mesmo dia”, destacou Cybelle.

É comum os pacientes procurarem pelo dentista quando surge a dor, solicitando a cirurgia de imediato. Isso é um erro, segundo a especialista, pois na presença de qualquer alteração na região dos sisos, como dores ou inflamações, o profissional precisa primeiro tratar o problema e, num segundo momento, agendar a cirurgia. “A remoção de sisos inflamados está contraindicada”, alerta.

Cuidados na cirurgia de retirada dos sisos

A retirada dos sisos envolve cuidados antes e depois da cirurgia. Cybelle pontuou as principais orientações:

– O paciente não deve apresentar nenhuma alteração de saúde pelo menos 10 dias antes da cirurgia. Gripe, febre, infecções de garganta, herpes labial ou nasal, ou qualquer outro problema que comprometa a imunidade são contraindicações para retirar o siso e a cirurgia deve ser remarcada;

O paciente não deve apresentar nenhuma alteração de saúde pelo menos 10 dias antes da cirurgia.

– O paciente não deve tomar medicamentos que possam aumentar o sangramento ou atrapalhar na sua coagulação;

– Ideal sempre apresentar o exame de imagem (radiografia ou tomografia)

– É indicado ao paciente usar roupas confortáveis e não usar maquiagem;

– O uso de medicações prescritas pelo cirurgião deve ser seguido à risca, tanto antes quanto depois da cirurgia. As medicações têm um propósito, e o uso incorreto prejudica a recuperação do paciente, mesmo que a retirada dos sisos tenha sido simples.

– É importante manter a higiene oral corretamente;

– A dieta deve ser fria/pastosa por 24h;

– Compressas com gelo na face por até 5 dias ajudam no controle de dor e de inchaço;

– Manter repouso relativo deve ser seguido conforme orientação do cirurgião;

– O paciente deve comparecer para a consulta de revisão do pós-operatório para remoção dos pontos e orientações finais.

Mito ou verdade? 

A especialista também respondeu alguns mitos e verdades sobre os dentes do siso, confira:

O siso pode atrapalhar a movimentação boca, fala e respiração. 

Verdade. Se considerarmos que ao nascerem de forma inadequada podem afetar o encaixe dos dentes e desestabilizar a função da mandíbula, podem interferir, sim, no sistema estomatognático que é responsável pelas funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração.

Os dentes do siso podem nascer com cárie.

Verdade. Os sisos que não nasceram e que se encontram com perda óssea ou travados em alguma estrutura local podem ficar cariados pelo acúmulo de pequenos resíduos alimentares, gerando crescimento bacteriano e consequentemente a cárie.

O nascimento do siso pode entortar os demais dentes.

Este é um tema controverso, há teorias. Concordo com a que diz que esses dentes não possuem força suficiente para entortar os demais dentes, principalmente os anteriores.

Existem diversos fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares que causam alterações na posição dos demais dentes e que, coincidentemente, ocorrem na fase da erupção dos sisos. Porém a remoção desse pode oferecer a possibilidade de correção do alinhamento dos dentes através do uso de aparelhos ortodônticos.

SERVIÇO:

>> Hospital Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 18h.

>> Otorrinos Pinhais

Endereço: Avenida Jacob Macanhan, 93 – Centro Médico Pinhais

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone: (41) 3732-2009 

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br 

Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/ 

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/ 

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia