Saiba as principais causas do sangramento no ouvido
Você já ouviu falar em otorragia? O nome pode parecer incomum, mas estamos falando de sangramento no ouvido. Sim, ele existe e pode ter diversas causas, como esclareceu o otorrinolaringologista Lucas Azeredo Zambon, da Otorrinos Curitiba.
Veja também:
:: É recomendado usar cotonetes para limpar o ouvido?
:: Entrou água no ouvido: e agora?
:: Zumbido tem tratamento?
“O sangramento no ouvido pode se dar por causas variadas, entre as quais destacamos os traumas otológicos, com o uso de cotonetes, por exemplo; os cranioencefálicos e os barotraumas (variação súbita da pressão em mergulhos ou aterrissagem de avião). Outros motivos podem estar relacionados a distúrbios de coagulação, tumores, ao uso de medicamentos, hipertensão, a otites, entre outros”, lembra o especialista.
Profissionais como mergulhadores, aviadores e pessoas que trabalham na construção civil em tubulações e túneis pressurizados são os mais propensos a desenvolver a otorragia. Portanto, alguns cuidados são indicados para evitar tal problema. “É aconselhável que, sempre que possível, evite a exposição à variação súbita de pressão. É importante também fazer o controle da pressão arterial preventivamente, além de evitar a introdução de objetos no ouvido e a proteção adequada para esportes náuticos”, indicou Zambon.
Meu ouvido sangrou: e agora?
Caso o paciente tenha um sangramento súbito no ouvido, é bom procurar um especialista com urgência. Segundo o doutor Lucas, em casos como esse, não manipular as orelhas, principalmente com objetos, é a primeira indicação. “A primeira coisa é tentar manter a calma e procurar, com urgência, um médico otorrinolaringologista. É bom ressaltar que não se deve manipular as orelhas nem introduzir objetos nelas, tais como cotonetes, grampos e outros. A indicação é manter repouso e fazer compressão local externa até o atendimento médico”, aconselha o médico.
Ter sangramento frequente no ouvido pode, sim, indicar um problema mais sério. Segundo o doutor Lucas, o ideal é fazer uma avaliação detalhada para tentar esclarecer a origem do problema. “A otorragia pode ser consequência de uma variedade grande de doenças. Cada doença tem um tratamento diferente. Sabendo a causa da otorragia, institui-se o tratamento base para alívio dos sintomas e para evitar outras complicações”, resumiu o especialista.
Sobre dr. Lucas Azeredo Zambon
Lucas Azeredo Zambon é formado em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (SP), com especialização em otorrinolaringologia no Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC Campinas). É membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e médico assistente da especialização em Otorrinolaringologia do Hospital Cruz Vermelha – Filial Paraná.
Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.
A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.
A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmerica e Voam.
Serviço:
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia