302022mar
Redes sociais e o aumento das cirurgias estéticas no nariz

Redes sociais e o aumento das cirurgias estéticas no nariz

Devido à pandemia, durante os últimos dois anos, a grande maioria das pessoas ficou mais tempo em frente às telas, trabalhou e conversou com seus familiares por aplicativos de videochamada, aumentando, assim, a exposição da própria imagem.

Nas redes sociais, o uso de filtros para selfies e o ideal de beleza disseminado principalmente por famosos e influencers ressaltaram a busca pela perfeição.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Gustavo Sela, com a pandemia houve um aumento no número de cirurgias no nariz, principalmente pelo chamado “efeito zoom”, quando houve uma preocupação maior em relação à beleza do rosto, em especial a do nariz.

O uso excessivo de rede social impôs uma beleza perfeita, que não existe.

“A popularização das mídias sociais fez com que as pessoas buscassem pela beleza perfeita. Em muitos casos, as selfies acabaram revelando algum desconforto facial, principalmente com o nariz, o que acabou diminuindo a autoestima do paciente. Por isso, muitos deles recorreram a cirurgias plásticas faciais como a rinoplastia para se sentirem mais bonitos e confiantes”, avaliou o Dr. Gustavo.

Devo ou não fazer cirurgia no nariz?

Pacientes que fazem a rinoplastia por impulso ou modismo têm grandes chances de ficarem insatisfeitos com os resultados. A cirurgia, de acordo com o Dr. Gustavo, deve ser feita por necessidade ou indicação médica.

“Muitos pacientes buscam pela beleza perfeita, mas ela não existe, cada paciente é único. Sempre que recebo pacientes no consultório e eles me perguntam se devem fazer a rinoplastia, eu devolvo com outra pergunta: se, de fato, eles estão querendo fazer a cirurgia por eles ou por outras pessoas. O paciente deve estar ciente sobre isso. As selfies que se tornaram tão populares acabam mostrando diferentes ângulos, distorcendo a imagem real. Muitos chegam aqui querendo uma mudança estética, mesmo quando não precisam”, reflete o otorrino.

Em abril de 2019, o estudo Effects of social media use on desire for cosmetic surgery among young women, publicado no Current Psychology, mostrou que a visualização de imagens de mulheres que passaram por aprimoramentos estéticos afetou o desejo das mulheres jovens por cirurgias estéticas, especialmente se passaram uma quantidade significativa de tempo nas mídias sociais, seguindo muitas contas.

A partir de qual idade é indicado realizar a rinoplastia

A cirurgia no nariz pode ser realizada a partir de 15 e 16 anos nas meninas, desde que já tenham tido o estirão do crescimento e menstruado há mais de dois anos.

Entre os meninos, por volta dos 17 e 18 anos, também considerando que já tenham passado pelo estirão do crescimento. 

Contraindicações da rinoplastia

A rinoplastia é contraindicada em pacientes que não têm condições clínicas de realizar o procedimento cirúrgico – paciente que tenha alguma doença que contraindique a anestesia.

Outra contraindicação é para aquele paciente que tenha dismorfismo corporal, ou seja, que não se aceita ou se vê com um defeito exagerado.

“Nesses casos, o ideal é que ele passe por uma avaliação psicológica e, após estar consciente de que aquele defeito que ele enxerga não é tão grande quanto ele imagina, aí sim ele pode se submeter à rinoplastia”, comentou o médico.

Mitos e verdades sobre a rinoplastia

O doutor Gustavo aproveitou e esclareceu alguns mitos e verdades sobre a rinoplastia, confira:

Toda rinoplastia resulta em um nariz padrão.

Mito. Cada nariz é diferente e tem a sua estrutura. É preciso avaliar o tipo de rosto, o tipo de cartilagem e o tipo de nariz mais adequado àquele formato de rosto.

Cada nariz é único, e o modelo desejado deve se adequar ao formato do rosto do paciente.

Existe relação entre o pós-cirúrgico e o aumento da rinite.

Mito. O pós-cirúrgico imediato, na primeira e segunda semanas, faz com que o nariz fique mais congestionado por causa do edema da cirurgia, não é que aumenta a rinite. 

Rinoplastia melhora a rinite.

Mito. Muitos acham que se operar o nariz, a rinite vai melhorar. A rinite é uma doença inflamatória que está no sangue e que a cirurgia em si não melhora os sintomas alérgicos. A rinite é um fator imunológico e, portanto, não cirúrgico.

Posso escolher o formato do meu nariz. 

Em partes. É preciso individualizar o paciente. O paciente escolhe um tipo de nariz e o médico tenta entender o conceito de nariz que ele quer (mais curvado, mais arrebitado, mais definido, etc.). Vai depender de vários fatores, como formato do rosto, tipos de cartilagem que o paciente tem, as variações anatômicas do nariz, entre outros, para ver se é possível chegar na forma mais próxima que o paciente quer.

Leia também:
:: Por que temos sujeira ou ‘meleca’ no nariz?

:: Você respira pelo nariz ou pela boca?

SERVIÇO:

>> Hospital Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 18h.

>> Otorrinos Pinhais

Endereço: Avenida Jacob Macanhan, 93 – Centro Médico Pinhais

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefone: (41) 3732-2009 

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br 

Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/ 

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/ 

Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia