Sentir tontura com frequência é normal?
Sentir tontura com frequência não é uma das sensações mais agradáveis de se ter – e nem é normal sentir tontura a todo momento. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 30% da população mundial tem ou já teve esse sintoma.
A falta de equilíbrio no corpo, insegurança ao caminhar, mal-estar, náuseas e até mesmo dores de cabeça são algumas das alterações corporais que podem afetar tanto adultos quanto crianças.
Pessoas que sofrem com esse problema podem ter várias limitações no dia a dia, por isso devem procurar um médico para que o diagnóstico seja feito corretamente.
Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. José Luiz Pires Junior, crianças, adultos e idosos podem sofrer com essas alterações corporais; o que muda são os tipos de tontura e suas causas.
“A tontura não é doença, é um sintoma. Sentir tontura constante não é normal e pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente que precisa ser investigado. A tontura pode ter várias causas, que incluem problemas no ouvido interno, problemas circulatórios, hipoglicemia, problemas neurológicos, efeitos colaterais de remédios, ansiedade e estresse”, explicou o otorrino.
O que é tontura
A tontura é a falta de equilíbrio que pode vir junto com alguma sensação rotatória (chamada de vertigem). Esse desequilíbrio pode ter origem otológica (na questão vestibular ou nos canais semicirculares) ou origem em algum outro sistema que ajude a criança a se equilibrar, como o sistema visual, o muscular, o esquelético, o neurológico ou o pressórico.
Em alguns casos, a crise de tontura associada à perda de audição chama a atenção quando existe alguma doença do sistema labiríntico que promove a perda de audição e zumbido.
Má alimentação pode causar tontura?
A alimentação desequilibrada, rica em carboidratos e açúcares, pode potencializar os episódios de tontura. Além disso, o jejum prolongado ou alterações endocrinológicas como diabetes, por exemplo, também podem ocasionar a falta de equilíbrio.
“Pacientes que sofrem com tonturas devem evitar substâncias irritantes para o labirinto e para o cérebro, como a cafeína (presente no café, em chás, refrigerantes, chocolates e nas castanhas, por exemplo), o álcool e o tabaco. Lembrando que os doces também são grandes vilões”, destacou o otorrino.
Quando devo procurar um médico?
O paciente deve procurar ajuda médica quando a tontura for constante ou recorrente, e também se ela começar a afetar as atividades diárias e a qualidade de vida.
“Se a tontura for acompanhada de outros sintomas como desmaios, dor de cabeça severa, visão turva, dificuldades de fala, fraqueza ou dormência, também é necessário buscar ajuda especializada”, ressaltou o otorrino.
Dicas para evitar a sensação de tontura
Confira algumas orientações importantes que podem ajudar a evitar a sensação de tontura:
– invista na alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais;
– priorize uma boa noite de sono: a falta de regras na hora de dormir pode agravar a tontura. Além disso, é durante o sono que o metabolismo é equilibrado.
– mantenha a boa hidratação;
– aprenda a gerenciar o estresse e a ansiedade;
– evite mudanças rápidas de posição;
– evite o consumo excessivo de cafeína e álcool.
Tratamento para tontura
Segundo o especialista, os cuidados individualizados são fundamentais para o sucesso do tratamento.
“Existem vários tratamentos possíveis e o principal é identificar qual é o tipo de tontura e estabelecer o tratamento direcionado à causa. Se mantivermos um controle correto dos fatores que desencadeiam o problema, o paciente pode ter uma vida normal”, resumiu o especialista.
:: O que pode causar zumbido no ouvido?
:: Posso usar congestionante nasal todos os dias?
Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia