212023ago
Hospital Otorrinos Curitiba oferece exame de polissonografia 100% domiciliar

Hospital Otorrinos Curitiba oferece exame de polissonografia 100% domiciliar

O Hospital Otorrinos Curitiba oferece o exame de polissonografia 100% domiciliar, com duas opções disponíveis. 

Na primeira, o paciente vai até o hospital para realizar a montagem dos eletrodos e retorna para dormir em casa, voltando no dia seguinte para a retirada dos equipamentos. E na segunda, o técnico vai até à casa do paciente realizar toda a montagem do equipamento, deixando o atendimento mais personalizado e a realização do exame mais confortável para o paciente.

A otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono do Hospital Otorrinos Curitiba, Dra. Karin Dal Vesco, lembra as principais indicações da polissonografia domiciliar.

“A polissonografia domiciliar com a ida do técnico até a casa do paciente é indicada para quem tem ciclos de sono diferentes, para pacientes acamados ou que não desejam sair de casa para realizar o exame”, ressaltou a médica.

Para quem é indicado o exame de polissonografia

A polissonografia é o exame indicado para os distúrbios relacionados ao sono, como a apneia, por exemplo, que é um distúrbio em que a respiração para e volta várias vezes. 

“A polissonografia é um exame que auxilia no diagnóstico dos distúrbios do sono. Para quem sofre com a apneia, por exemplo, o tratamento é multidisciplinar: inclui a mudança nos hábitos de vida como reeducação alimentar, parar de fumar e o início da prática de atividades físicas”, ressaltou a médica.

Como é feito o exame de polissonografia

No exame de polissonografia, o paciente passa uma noite sendo monitorado com equipamentos específicos, através dos quais são monitoradas algumas variáveis fisiológicas durante o sono, atividade cerebral, movimento das pernas, estágio do sono, entre outros.

Karin lembra, ainda, que o ronco e a apneia são sinais de alerta para que o paciente procure ajuda. 

“O ronco é a bandeira vermelha que aponta para um problema sério: a apneia do sono. E a apneia do sono, além de não permitir um descanso adequado, aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, acrescentou Karin.

Importância do sono de qualidade

Se você já acorda cansado, desperta várias vezes à noite, tem insônia ou outras alterações no sono, a orientação é procurar um médico especialista em Medicina do Sono para uma avaliação. O sono de qualidade é fundamental para manter a saúde do coração, conforme a American Heart Association (AHA), uma das maiores entidades de saúde do mundo, recomendou, em estudo recente.

É durante o sono que acontece a consolidação do aprendizado, restauração dos tecidos, reposição da energia e fortalecimento do sistema imunológico, entre outros inúmeros benefícios.

Quem dorme mal pode se mostrar mais irritado, estressado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória.

Informações sobre polissonografia domiciliar 

Para mais informações e agendamento sobre a polissonografia domiciliar do Hospital Otorrinos Curitiba, entre em contato pelo Whatsapp clicando aqui: (41) 99868- 5650.

Sobre Karin Dal Vesco

Karin Dal Vesco é médica otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono. CRM/PR 15800 | RQE 11452 | RQE 31065.

Veja também:
:: Qual a diferença entre ronco e apneia?

:: Posso tomar melatonina todos os dias para dormir?


Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia