152021jan
Tomar sorvete dá dor de garganta?

Você já ficou com aquela dúvida se tomar sorvete dá dor de garganta? Ou se beber água ou qualquer outro líquido gelado pode provocar alguma irritação?

O otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dr. Gustavo Sela, esclareceu essas e outras dúvidas, confira!

:: Tomar sorvete ou algo gelado dá dor de garganta?

Sorvete não causa dor de garganta.

Mito. Em alguns casos, o gelado pode até aliviar a dor se houver alguma inflamação. Vale lembrar que se o paciente tomar algo extremamente gelado, em temperatura baixa extrema, pode causar certa irritabilidade em alguns casos.

:: Beber água morna depois de tomar sorvete: mito ou verdade?

Não. Essa dica que nossas avós nos davam, de tomar água morna depois de tomar sorvete para evitar dor de garganta, não faz sentido.

:: Quais as principais causas da dor de garganta?

As principais causas da dor de garganta são as infecções virais e bacterianas. Ela também pode ser causada pela irritação causada pela poluição do ar, temperatura muito extrema, ar condicionado e ambiente mais seco.

:: Quando estou com dor de garganta, posso tomar líquido quente?

Sim, desde que não seja extremamente quente. O líquido quente, em alguns casos, acaba aliviando a dor de garganta.

:: O que evitar comer quando estou com a garganta inflamada?

A orientação é evitar alguns alimentos muito duros, pois podem arranhar a garganta ao engolir, aumentando, assim, a dor. Também é aconselhado evitar alimentos ácidos como laranja, limão, abacaxi, e também alimentos com temperaturas extremas, ou seja, tanto líquidos muito frios quanto líquidos muito quentes.

:: Pastilhas e sprays para dor de garganta: é correto usá-los?

Pastilhas só camuflam o problema da dor de garganta.

Quando o paciente está com dor de garganta e compra pastilhas ou até mesmo sprays para tentar resolver o problema, na verdade ele está apenas camuflando a dor. Precisamos saber o que está causando a dor de garganta para realizar o tratamento adequado.

Se o paciente tem uma infecção bacteriana, não vai adiantar o ‘tratamento’ com esses sprays e pastilhas. Pode ter um alívio momentâneo, mas a causa não está sendo tratada.

:: Ar condicionado pode causar problemas na garganta?

No verão, o uso de ar condicionado é mais comum. No entanto, se o aparelho não estiver higienizado, pode causar alguns problemas na garganta, principalmente se o ambiente estiver muito seco.

O ar frio, quando entra em contato com a mucosa do nariz, vai acabar ressecando essa mucosa, diminuindo os batimentos ciliares que ajudam a colocar para fora as secreções, bactérias ou até mesmo vírus que estejam nessa região, fazendo com que a paciente fique mais suscetível a ter algum problema na garganta.

:: Tratamento para dor de garganta

A dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes e as receitas caseiras apenas aliviam o sintoma, sem influenciar na evolução da doença. Antes de começar qualquer tratamento para a dor de garganta, é essencial procurar ajuda médica para uma investigação e diagnóstico precisos. Identificando a causa, o médico irá orientar quais as medidas efetivas para se livrar do problema, seja na mudança da alimentação ou com terapia medicamentosa.