Posso ficar surdo usando cotonete?
Que atire os vários cotonetes do pote quem nunca usou um para cutucar o ouvido… De fato, usar cotonete é algo muito comum, mas nem sempre é o mais indicado para a limpeza dos ouvidos. Até porque, se usado de forma errada, pode causar danos no conduto auditivo e machucar o tímpano.
O otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Neilor Fanckin Bueno, explica que quando há excesso de cera, as pessoas se sentem incomodadas porque isso afeta um de nossos principais sentidos, e a primeira coisa que pensam em fazer é logo pegar um cotonete e tentar resolver o problema.
Mas é bom alertar que a limpeza do conduto auditivo deve ser somente externa. Se o paciente perceber que não está escutando bem, é necessário procurar uma avaliação médica.
“A cera produzida por nossa orelha externa é uma proteção natural que temos. Ela impermeabiliza o conduto auditivo com a intenção de protegê-lo contra agressões externas como poeira, insetos e outros corpos estranhos. Além disso, ela é autolimpante e possui alguns compostos que impedem a proliferação de fungos e bactérias”, lembrou o médico.
Como usar o cotonete corretamente
Segundo o doutor Neilor, o ideal é, sempre que necessário, higienizar a orelha para retirar aquela cera que esteticamente pode causar constrangimento, utilizando cotonete ou uma gaze úmida em óleo de pele. “A pele e os pelos do conduto auditivo tendem a jogar o cerume mais interno para fora”, explica o otorrino.
O ideal é secar as orelhas após o banho ou idas ao mar e piscina apenas com uma toalha seca.
Leia também:
:: Tenho asma e não tenho sintomas há muito tempo: estou curado?
:: Pet e alergia em criança, o que fazer?
Cotonete pode me deixar surdo?
O otorrino orienta não introduzir cotonete dentro do conduto auditivo nem fazer uma “autolavagem” auricular sozinho. Essas medidas podem machucar o tímpano ou causar uma infecção no conduto.
Geralmente quem tem o tímpano perfurado pode ter uma deficiência auditiva, mas não uma surdez completa. Isso ocorre porque, segundo o especialista, a membrana do tímpano é uma estrutura importante na transmissão/condução do som do meio externo ao interior do corpo.
“Quando fazemos uso de algum objeto para retirar a cera do nosso ouvido, além de empurrarmos a cera para dentro da orelha, podemos causar um trauma ao canal auditivo ou membrana timpânica, como lesões aos ossículos da orelha e perfuração no tímpano. Nesse último caso, pode ser mais grave”, finaliza.
SERVIÇO:
>> Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 18h.
>> Otorrinos Pinhais
Endereço: Avenida Jacob Macanhan, 93 – Centro Médico Pinhais
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (41) 3732-2009
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Instagram: www.instagram.com/otorrinoscuritiba/
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/
Diretor Técnico do Hospital Otorrinos Curitiba: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia