232018nov
Saiba como prevenir sinusite em crianças

Saiba como prevenir sinusite em crianças

Muita gente acha que a sinusite é um problema que afeta apenas os adultos, mas as crianças também podem sofrer com essa inflamação. Ela geralmente pega carona com resfriados, gripes, alergias, refluxo, mudanças bruscas de temperatura e locais com muita poeira, por isso, todo o cuidado é pouco para evitar essa complicação nos pequenos.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Diego Malucelli, apesar de os seios paranasais ainda não estarem completamente formados nas crianças, os casos de sinusites nos pequenos são muito comuns em se tratando de vias aéreas superiores.

“Em bebês ou crianças pequenas os pais devem estar atentos à presença de secreções nasais acompanhadas de sinais como febre, sonolência, irritabilidade, nariz entupido, tosse e dificuldade para amamentar e comer”, lembrou o especialista.

Veja também:

:: Entrevista Banda B: como a família pode ajudar a criança com gagueira

:: Como prevenir engasgos em crianças

sinusite-descongestionante-lavagem-nasal

A sinusite também pode afetar as crianças; fique de olho nos sintomas!

O que é sinusite?
A sinusite é uma inflamação dos seios da face, que pode ser causada por um agente etiológico, por exemplo, uma bactéria ou fungo, ou por alguma obstrução desses seios, como um pólipo.

Alívio dos sintomas
De acordo com o otorrino, o uso de analgésicos, descongestionantes nasais e antialérgicos promove certo alívio dos sintomas, mas não a cura, pois algumas vezes devem ser administrados agentes antimicrobianos. Se a sinusite for bacteriana, o uso de antibióticos será necessário.

“Quando os pais perceberem alguns dos sintomas, é importante consultar um otorrinolaringologista, que poderá orientá-lo corretamente no tratamento”, ressaltou.

laranja-vitamina-c-prevencao-sinusite

A laranja é rica em vitamina C e ajuda a prevenir a sinusite.

De olho na alimentação
Os pais devem estimular as crianças com uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida, e certos alimentos podem ajudar a prevenir a sinusite.

”Aumentar a ingesta de alimentos que não interferem na produção de muco, tais como frutas frescas, hortaliças, cereais integrais, entre outros, ajudam a prevenir a sinusite. Além disso, alimentos ricos em vitamina C, como laranja, mamão, pimentão, manga, brócolis, morango, auxiliam a fortalecer o sistema imunológico”, completou Diego.

Veja mais:

:: Especialista fala sobre a diferença entre rinite e sinusite

:: Saiba quais os principais sintomas da rinite alérgica

Cuidados diários
sinusite-febre-nariz-entupido
No dia a dia, é possível ter alguns cuidados para que a sinusite passe longe das crianças. Confira algumas dicas:

– beber bastante água;
– fazer inalação ou lavagem nasal com soro fisiológico;
– evitar contato com pessoas que fumam;
– manter o ambiente sempre limpo e higienizado;
– evitar locais com ar condicionado (casa, lojas, carros, etc.);
– proteger-se do frio, principalmente nos meses de outono e inverno;
– evitar locais com muita aglomeração de pessoas e pouco ventilados.

Sobre Diego Malucelli
Diego Malucelli é médico otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SBORL) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Universidade Gama Filho e é especialista no tratamento de halitose. É professor da UTP, preceptor de Faringoestomatologia do serviço de especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, além de Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia no mesmo hospital.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 19h, feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

O hospital atende aos seguintes convênios: Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, Fusex, ICS, Judicemed, Particular, Pladisa, Saúde Caixa, Unimed, Universal Saúde, Vale Saúde, Volvo do Brasil. Também atende particular.

Serviço:

Hospital Otorrinos Curitiba
Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês
Telefone: (41) 3335-0302
Site: www.otorrinoscuritiba.com.br
Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia