A primeira coisa a fazer é manter a calma – o doente e a família. Nas crianças e jovens, quase sempre, o sangramento é unilateral e vem da parte anterior do nariz.

Então, flexione a cabeça do paciente para a frente e certifique-se qual é o lado do nariz que está sangrando. Depois, faça uma mecha de algodão comprida (+ ou – 3 cm) e da grossura do dedo mínimo do paciente; umedeça com água oxigenada e introduza no lado que está sangrando sem levantar a cabeça; em seguida, comprima o algodão contra o septo nasal (osso que divide o nariz em duas partes) no sentido do outro lado.

Mantenha por 15 minutos depois afrouxe lentamente sem tirar o algodão que deve permanecer por tempo indeterminado. Procure marcar uma consulta com o médico especialista, se possível, no mesmo dia.

Nas pessoas mais idosas, especialmente naquelas portadoras de pressão alta, o sangramento quando acontece é mais forte, assusta e exige um atendimento mais rápido e eficiente. Se o paciente é hipertenso, mesmo que esteja tomando medicamento para doença, faça com que seja medida a pressão arterial e se ela estiver alta, dê imediatamente uma nova dose do medicamento.

Da mesma forma, mantenha a cabeça do paciente caída para a frente protegendo com uma toalha ou bacia e aguarde alguns minutos. Às vezes, o sangue vai para a garganta porque o vaso que rompeu está localizado na parte de trás do nariz. Assim, não adianta tamponar o nariz com algodão.

Se em 15 ou 20 minutos a situação não mudar, o melhor será levá-lo à um hospital especializado para o atendimento mais adequado.

Atendimento

Segunda - Sexta8h às 22h
Sábados8h às 13h