Quando devemos realizar a limpeza das orelhas?

Em circunstâncias ideais, os canais de auditivos “tem” que ser limpados. No entanto, isso nem sempre é o caso. As orelhas devem ser limpas quando a cera acumula o suficiente para causar sintomas. Esta condição é chamada de cerume impactado, e pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Plenitude na orelha, ou uma sensação de ouvido está tampado
  • Perda auditiva parcial, que pode ser progressiva
  • Zumbido ou ruídos no ouvido
  • Coceira e odor
  • Tosse

Porque cotonetes não devem ser utilizados para limpeza do ouvido?

O bloqueio da cera é uma das causas mais comuns de perda de audição. Isso geralmente é causado por tentativas de limpar o ouvido com hastes de algodão. A maioria das tentativas de limpeza apenas empurra a cera mais profundamente no canal auditivo, causando um bloqueio.

Qual é o método adequado para limpar as orelhas? 

Para limpar as orelhas devemos limpar parte da orelha externa, na abertura do pavilhão auricular, com um pano, mas não introduza nada dentro do canal auditivo!

A maiorias dos casos de bloqueio de cera na orelha respondem a tratamentos com cerumelíticos comerciais usados ​​para amaciar a cera. Os pacientes podem tentar colocar algumas gotas destas substância nas orelhas por alguns dias na tentativa de auxiliar a dissolver e extrair a cera. Gotas de detergente, tais como o peróxido de hidrogênio podem também ajudar na remoção de cera. Importante: não colocar nenhuma solução quente nas orelhas!

Irrigação da orelha é comumente utilizado para a limpeza e pode ser realizado por um médico utilizando um kit de irrigação. As soluções comuns utilizados para irrigação incluem água e solução salina, o que deve ser aquecida até à temperatura do corpo para evitar tontura!

A remoção instrumental de cerume também é eficaz e geralmente é realizada por um otorrinolaringologista usando sucção, instrumentos em miniatura especiais, e um microscópio para ampliar o canal do ouvido. A remoção instrumental é preferível se o seu canal auditivo é estreito, o tímpano tem uma perfuração ou tubo, os outros métodos falharam, ou se você tem diabetes ou um sistema imunológico enfraquecido.