202017abr
Qual a diferença entre faringite, laringite e amigdalite?

Qual a diferença entre faringite, laringite e amigdalite?

Às vezes sua garganta dói e você sente dificuldade para engolir os alimentos? Fica na dúvida se é uma simples dor de garganta ou algo mais sério? Pois saiba que você não está sozinho nessa. As várias infecções próximas à garganta podem, sim, gerar dúvidas. Seria uma faringite, laringite ou amigdalite? Para diferenciar as várias “ites”, o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, fez um comparativo entre as três inflamações e lembrou que o tratamento médico não pode ser deixado de lado.

Veja também:
:: Perda auditiva também afeta os mais jovens
:: Saiba as principais causas do sangramento no ouvido
:: Por que espirramos?

“É importante o paciente sempre procurar um médico especialista porque cada inflamação tem um tipo diferente de tratamento”, lembrou. Confira:

:: Faringite

O que é: a faringite é uma inflamação ou infecção na faringe, que fica na garganta, local de ligação entre a boca e nariz. É mais comum nessa época do ano quando o clima fica mais ameno e começa a esfriar gradativamente.

Causas: as principais causas podem ser virais, bacterianas ou por alguma alergia, exposição à fumaça de cigarro e componentes químicos, refluxo gastroesofágico, baixa imunidade.

Sintomas: dor de garganta, dificuldade de engolir, garganta seca, coceira, dor de ouvido, febre.

Tratamento: antibióticos quando for de origem bacteriana; analgésicos ou anti-inflamatórios caso o paciente tenha muita dor ou febre. Também podem ser usados anestésicos locais na forma de spray ou pastilhas.

:: Laringite

O que é: a laringite é uma inflamação da laringe, região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais. Ela pode ser aguda – se durar poucos dias – ou crônica, se durar mais que algumas semanas.

Causas: as principais causas são infecções virais ou bacterianas, uso excessivo da voz, fumo, abuso de bebidas alcoólicas, refluxo gastroesofágico, presença de lesões nas cordas vocais, tumores.

cigarro pode ser uma das causas da laringite otorrinos curitiba

Sintomas: rouquidão, perda da voz, pigarro, sensação de alguma coisa presa na garganta.

Tratamento: antibióticos se for de origem bacteriana, anti-inflamatórios, repouso vocal, tratamento do refluxo, mudança de hábitos, dieta, cirurgia em casos específicos.

:: Amigdalite

O que é: a amigdalite é uma inflamação ou infecção das amígdalas, que ficam localizadas na boca. Podem ser encontradas as amígdalas palatinas em número de duas na parte lateral e também na base da língua.

Causas: geralmente podem ser bacterianas e virais, e podem estar relacionadas à baixa imunidade.

Sintomas: os principais sintomas são dores de garganta, dificuldade de engolir, febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, perda do apetite, mau hálito, nódulos linfáticos aumentados no pescoço, garganta inchada, vermelha ou com pontos de pus.

Tratamento: antibióticos, medicamentos para controlar a febre e dor, beber bastante água, fazer gargarejos e cirurgia para a retirada quando indicado.

Sobre Diego Malucelli
Diego Malucelli é médico otorrinolaringologista, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SBORL) e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Universidade Gama Filho e é especialista no tratamento de halitose. É professor da UTP, preceptor de Faringoestomatologia do serviço de especialização em Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha, além de Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia no mesmo hospital.

Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmérica e Voam.

Serviço:

Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia